Marketing one to one
janeiro de 2018

Similares, clones ou visão dupla?

Marketing one to one: Similares, clones ou visão dupla?

Não nos iludamos… Cada cliente é só um e único para uma marca! A sua experiência, o seu histórico de relação e a sua afinidade com a marca é o que vai contribuir para a continuidade da relação ou a sua quebra para sempre.
Há mais de 20 anos que fazemos crescer o nosso conhecimento e a nossa experiência no marketing one to one. Mais do que vivermos numa era tendencionalmente digital, vivemos numa era em que as pessoas contam; e muito! E o Marketing é central na vida dos consumidores de todo o mundo.

Foi pois juntando novas tecnologias à experiência do passado, que remoldamos a nossa oferta e transformamos o nosso modelo de negócio. Hoje conseguimos ligar mundos tecnologicamente distantes e aparentemente incompatíveis tornando útil informação de CRM (Customer Relationship Management), de Big Data ou de Business Intelligence que vai servir de base a novos caminhos de personalização e de customização para vendas mais consistentes e continuadas. E estes caminhos começam numa comunicação completamente integrada e desmaterializada no processo da sua construção e montagem.

O que é o marketing one to one?

Os Consumidores são diferentes em dois sentidos:
 - por um lado, cada um tem valores diferentes para a marca;
 - por outro, cada um precisa de coisas diferentes dessa marca;
Mas, tratando todos os clientes de igual forma, perdem-se todas estas diferenças.

Por oposição ao marketing de massas e ao velhinho marketing direto, em que se tendem a procurar os clientes certos para um dado produto, comunicando de igual forma para todos, no Marketing one to one faz-se o inverso: tenta-se adequar a oferta ao perfil de cada cliente. Mais humanização para um maior retorno.

Os grandes impulsionadores do marketing one to one foram Don Peppers e Martha Rogers, no final da década de 90 do século passado. No limiar da digitalização da economia tiveram a clarividência para perceber os sinais da mudança e criaram o Modelo das 4 categorias IDIC:

 1º | 
Identificar os seus Clientes;
 2º | Diferenciá-los, uns dos outros;
 3º | Interagir com os Clientes;
 4º | Customizar, alguns aspetos dos seus Produtos/Serviços.

Fonte para estratégias de fidelização verdadeiramente eficazes, o marketing one to one permite segmentar a carteira de clientes e dirigir a comunicação em função do conhecimento adquirido e do perfil de cada um, evitando comunicações iguais para públicos diferentes. Interagir para aumentar o valor cliente, é um dos grandes objetivos do marketing one to one.

 Principais Vantagens do marketing one to one:
 - eficácia na retenção de Clientes;
 - sucesso no cross-selling e up-selling;
 - capacidade de antecipar necessidades;
 - eficácia no planeamento de Campanhas mais dirigidas e mais segmentadas;
 - eficácia no combate à fraude;
 - cria condições propícias à venda e conquista de novos clientes através da procura de perfis idênticos.

O nosso marketing one to one é tudo isto porque é trabalhado na nossa plataforma GETbizz.
Saiba mais aqui.

Definição ABC 1to1

Marketing one to one 
Modelo de Marketing que baseia a sua estratégia no conhecimento e relacionamento entre a Empresa e os seus Clientes, com vista à construção de relações duradouras no tempo e tendo como principal objectivo a fidelização de clientes. Os seus principais impulsionadores foram Don Peppers e Martha Rogers.

Palavras-chave 
Marketing one to one; Fidelização de clientes; Retenção de clientes; CRM (Customer Relationship Management). 
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