Blog de Marketing
Velocidade é o requisito que, para nós, melhor define o andamento do marketing de hoje.
A mudança é uma constante e a adaptação aos novos modelos, processos e soluções são imprescindíveis a qualquer profissional de marketing.
Acompanhe o nosso blog e inspire-se para o engagement com os  seus clientes.
Boas leituras!
Inovações
junho de 2019

As primeiras inovações GETbizz

Falar do GETbizz é falar de simplificação de processos de marketing. E para simplificarmos a vida daqueles que trabalham no marketing, temos de inovar! Cada inovação é mais um passo no sentido da fiabilidade e da consistência da informação: mais um brilhozinho nos olhos a quem precisa de rapidez e segurança em tomadas de decisão que impliquem o engagement com os clientes. Pequenos passos a contribuírem para uma cadeia de valor que junta, o que vulgarmente se chama de CRM, com as campanhas dirigidas, por canal, para a produção dos melhores resultados no timing mais curto.

FUSÃO DE DADOS COM COMUNICAÇÕES

E a 1ª inovação é exatamente esta: a fusão dos dados com os canais de comunicação para dinamizar a relação-cliente, através da construção, envio e medição das campanhas.
Inovação GETbizz: ROI calculado com base em vendas
Já imaginou uma solução tecnológica que engloba os dados pessoais e de vendas dos seus clientes, com a  comunicação de marketing? Com o GETbizz é esta a realidade e as aplicações são infinitas! Esqueça os obstáculos que enfrenta hoje com soluções incompletas e desintegradas.
O GETbizz tem a sua génese na fusão das duas áreas tradicionalmente core da One to One: as bases de dados de marketing e as campanhas. A nossa vasta experiência nesta matéria permitiu-nos arrojar e romper barreiras. Mais do que integrar, conseguimos fundir numa única plataforma e num mesmo ambiente de trabalho estes 2 mundos tão diferentes! E é por isto que temos a capacidade de acrescentar tanto valor às marcas que usem o GETbizz para suporte da sua estratégia de customer centric.
 

O GETbizz existe para facilitar a vida aos seus utilizadores e como tal, desde que os dados são gerados no ponto de venda até à sua utilização na comunicação, nada nem nenhum processo tem intervenção humana. O GETbizz dispensa Engenheiros e técnicos de IT nas equipas de marketing porque só pontualmente irá precisar deste apoio. No dia-a-dia o marketing é autónomo para gerar e medir as suas campanhas. Com toda a confiança nos dados!
Conheça também o website GETbizz para ter uma visão mais aprofundada desta solução.

ROI BASED ON SALES 

Se existem certezas no mundo do marketing, uma inquestionável é a de que não se pode melhorar o que não pode ser medido. Daí a importância de calcular o retorno de investimento (ROI) em campanhas de marketing.

Quando nos referimos a plataformas digitais, normalmente o ROI é calculado com base nas Open Rates das campanhas de email. Contudo, esta métrica é incapaz de medir o ROI no seu sentido mais lato - o retorno económico do investimento medido pelo impacto da campanha, nas vendas. Uma conversão que gera uma transação.

Vulgarmente as ferramentas mais utilizadas no envio de campanhas estão desintegradas da base de dados de marketing pelo que só conseguem calcular um ROI parcial de campanhas - Open Rates, Clicks… Apurar o retorno do investimento de uma campanha de marketing com base nas vendas é bastante complexo se não houver uma ferramenta preparada para o dar.
Inovação GETbizz: ROI calculado com base em vendas
O cálculo do retorno da sua campanha deve ser efetivo e não uma mera aproximação à realidade (ex: cálculo baseado na taxa de abertura dos emails), por isso mesmo deverá ter como base as vendas geradas pelo público-alvo da sua campanha. E com o GETbizz, consegue isto e muito mais...
Com o GETbizz, o cálculo do ROI não só tem como base as vendas geradas pelo público-alvo de uma campanha, como também é calculado de forma automática e em tempo real!
 
Como?

Nós explicamos: uma vez definida a duração da campanha e efetuado o envio, à medida que começam a chegar  ao GETbizz os registos das vendas realizados pelo público-alvo da sua campanha, conseguirá, de forma instantânea, monitorizar a performance da campanha em curso, para que possa acompanhar a sua evolução e, se necessário, intervir na altura certa: redefinindo mecânicas, conteúdos ou mesmo processos.
Veja ainda porque é que o ROI continua a ter tanta magia, com o artigo: Quais são as 3 letras mágicas do marketing?

OMNICHANNEL

Deixar de pensar em campanhas por canal e passar a ver as campanhas como um conjunto harmonioso de canais não é fácil. As campanhas por canal estão tão enraizadas nos processos de trabalho do dia-a-dia e na nossa mente que, sem experimentar, é difícil compreender, na sua plenitude, este novo conceito. Mas inovação é isto mesmo: primeiro estranha-se e depois… não se quer outra coisa!
Inovação GETbizz: Campanhas Omnichannel
Múltiplos canais de comunicação permitem campanhas omnichannel e contribuem para uma experiência fluida e consistente. Traga o omnichannel às suas campanhas. Porque, com 4 canais disponíveis para serem usados em simultâneo, uma campanha é muito mais do que 1 canal de comunicação!
Com o GETbizz, pode comunicar com os seus clientes através de, até, 4 canais de comunicação em simultâneo: EmailSMSNotificações Push, e Correio (Direct Mail). E para que torne a sua comunicação ainda mais eficaz, criámos o conceito de prioridades entre canais garantindo que em campanhas omnichannel o destinatário não recebe a comunicação mais que uma vez, por canais distintos.

Exemplo: imagine que pretende enviar uma campanha usando os canais: SMS e Email. Neste caso, poderá definir como 1ª prioridade o Email (por ser mais mais barato que o SMS). O que na verdade acontece quando esta prioridade existe, é que parte do target dessa campanha terá o email inválido ou inexistente, no entanto poderá ter um telemóvel válido (2ª prioridade); e neste caso, a campanha seguirá para estes clientes através do SMS e não do Email.

Por outras palavras, se os seus destinatários tiverem o contacto válido para o canal com a 1ª prioridade, a campanha segue por esse canal; caso contrário, a campanha seguirá pelo canal definido como 2ª prioridade, e assim por diante.

A definição de prioridades entre canais com as campanhas omnichannel do GETbizz, traduz-se em 3 grandes vantagens:
Nenhum dos contatos fica sem receber a comunicação, uma vez que apesar de ser definido um canal como prioridade, a campanha seguirá também pelos restantes canais selecionados pelo utilizador para essa campanha;
Não gasta recursos desnecessariamente com o envio de comunicações para contatos que não estejam válidos ou que recorrentemente não abram as mensagens;
Não compromete a sua reputação. Isto porque, a não ser que o utilizador GETbizz coloque os canais em competição (campanha sem prioridades: os destinatários irão receber a campanha por todos os canais), garantimos que o destinatário só recebe a comunicação uma vez.

Ao GETbizz pode ainda juntar outros canais! Como uma ligação ao contact center ou às redes sociais, por exemplo. Tudo fazemos para uma verdadeira experiência omnicanal!

NO LISTS

O dinamismo de uma base de dados de marketing não é compatível com a alimentação de listas de comunicação. A dinâmica de vendas do mundo real – todos os dias existem movimentos – obriga à manutenção das listas de comunicação. E a atualização destas listas tornou-se um verdadeiro desafio, sendo que a chegada do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) não veio facilitar, em nada, esta tarefa. A falha humana prolifera dentro desta lógica das listas e poucos são os sistemas preparados para cumprir, integralmente, o estipulado no RGPD.

Ao longo dos anos, as plataformas digitais de envio de Email ou SMS inovaram a vários níveis introduzindo novas features. Mas pôr fim às “n” listas que tanto atormentam os seus utilizadores é uma questão que nenhuma delas se atreveu a explorar. Seria entrar por campos muito mais complexos, para os quais não têm know-how nem qualquer expertise.

E é aqui que entra a nossa inovação. Nós temos know-how e a expertise necessárias para colocar em tecnologia todo o mundo da relação-cliente. Acabar com as listas é poder selecionar o grupo-alvo diretamente da base de dados; de forma fácil e instantânea.
Inovação GETbizz: não há listas de comunicação!
Listas de comunicação para quê, quando pode selecionar o seu público-alvo para as campanhas através de filtros diretos à sua base de dados?! Complique e detalhe os critérios de seleção, mas descomplique o processo! Fácil e rápido é o que se quer!
Como?

Através da simples aplicação de filtros de pesquisa. Só precisa de definir as características do público-alvo que pretende alcançar com a campanha e deixar que o GETbizz as encontre na sua base de dados. Isto porque a informação está totalmente integrada. Assim, sejam datas, vendas, cluster do cliente, estágio da Life Journey, ou qualquer outra informação disponível na sua base de dados, o processo é sempre o mesmo: a criação do alvo da sua campanha é feita através de filtros!

E quanto ao RGPD, não tem de se preocupar, escondemos toda a complexidade e trouxemos para o utilizador só a facilidade pois todo este processo é totalmente compliance com o RGPD. E ainda lhe damos a possibilidade de definir um grupo de controlo para medir melhor a performance da sua campanha. Com isto poupamos horas de trabalho de dados e trazemos mais segurança e confiança!
Explore esta problemática lendo aqui o nosso artigo exclusivamente dedicado às Listas. E para começar a utilizar esta e outras funcionalidades inovadoras, agende uma demonstração do GETbizz

DATA CLEANING

Um dos maiores propósitos do GETbizz é contribuir para uma melhor e mais positiva experiência de comunicação entre as marcas e os seus clientes. E para isto, a personalização tem um enorme papel a desempenhar. Ninguém se atreve a dar um passo em frente na personalização com campos dinâmicos quando não tem confiança nos seus dados. E é aqui que entra o GETbizz.

Os dados são o coração do GETbizz e nada acontece sem eles terem sido devidamente preparados para poderem ser usados, com confiança e segurança, nas campanhas dirigidas.
Inovação GETbizz: Data Cleaning
Uma base de dados sempre limpa! Quem não gostaria? Com o GETbizz isto é possível: vários processos de normalização e desduplicação ocorrem durante a noite para tratar os seus dados, para que possam ser utilizados em segurança na personalização de campanhas e nos relatórios.
O GETbizz tem processos únicos e automáticos de Data Cleaning que foram desenvolvidos ao longo de anos, com o objetivo primeiro de tornar os dados apropriados para comunicação. E quando há dúvidas, não são usados. Desta forma, minimiza-se o risco de comunicações mal personalizadas e maximiza-se a oportunidade de customizar a comunicação em todos os registos válidos e tratados para o efeito.

Ao receber os ficheiros, o GETbizz normaliza os dados e procede a uma série de validações dos principais campos de comunicação. No final, desduplica os registos repetidos, mantendo sempre a sua integridade. Tratar os clientes pelo nome e aplicar a congruência do género é o mínimo que pode fazer com o GETbizz. A isto, junte todos os outros dados socio-demográficos, de vendas ou de orçamentos e passará a poder ter comunicações únicas e verdadeiramente exclusivas. O seu cliente vai lembrar-se mais da sua marca e as suas vendas vão refletir mais este passo de gigante na sua relação-cliente.

E de cada vez que envia uma campanha, o GETbizz vai tratar nova informação valiosa em função do percurso feito (ou não) pelo consumidor. Garantir, em cada momento, as melhores taxas de leitura ou de visualização é uma das tarefas do Data Cleaning do GETbizz.
O Data Cleaning não só é uma das inovações do GETbizz, como está na base de toda a sua inovação! Saiba mais sobre esta inovação do GETbizz aqui!  

Conceitos | ABC 1to1
ROI
Termo que descreve o cálculo do retorno financeiro num projeto ou iniciativa de negócios que envolva custos. O ROI pode ser medido em termos de um período para a recuperação do investimento, como uma percentagem de retorno numa despesa ou como o valor actualizado líquido descontado dos fluxos de um investimento. No marketing é associado a diversos indicadores de impacto como taxas de retorno simples ou incrementais, talão médio incremental, nº de clientes adicionais... na base, a fórmula mais simples do ROI é apurada pela diferença entre a margem das vendas e os custos da campanha.
Omnichannel (Omnicanal)
É um conceito usado em tecnologias de negócios que surgiu em 2015, em plena era digital e que é um passo à frente do termo multicanal. Podemos mesmo dizer que refina o conceito de multicanal, fazendo a evolução de uma visão por canal (muitas vezes as empresas organizadas por canal acabavam por falhar na abordagem ao cliente, quando este trocava de canal) para uma experiência unificada e consistente. Usado em diferentes áreas da empresa e das operações, o omnicanal no marketing, permite ir ao encontro das expectativas cada vez maiores do consumidor, no que se refere à personalização da comunicação e à oferta de bens e serviços customizados.
Listas de Comunicação de Marketing
Lista de contatos utilizada pela empresa quando pretende fazer o envio de uma comunicação dirigida (por email, sms, notificação push,…) para um conjunto alargado de pessoas que deram o consentimento de comunicação. Dada a dinâmica dos negócios e a necessidade de as empresas comunicarem com regularidade com os seus públicos, as listas de comunicação tornam-se muito difíceis e dispendiosas de gerir, já que perdem com frequência a sua atualidade, necessitando de múltiplos cruzamento de dados para não perderem a sua fiabilidade e consistência.
Data Cleaning
Designa-se pelo conjunto de processos que consiste na normalização, correção, desduplicação e/ou eliminação de valores danificados, inválidos ou incompletos de um conjunto de entradas de registos numa base de dados, com o objetivo de garantir a sua fiabilidade, atualidade e precisão. São exemplos destes processos em marketing: a normalização de nomes, a atribuição/correção do género, o tratamento de telemóveis ou emails, a desduplicação de registos….
Uma base de dados regularmente limpa dá uma maior consistência aos dados para uma maior segurança na comunicação.

Palavras-chave
GETbizz; Personalização; Inovações GETbizz; Fusão; ROI; Plataforma Integrada; Comunicação Integrada; Automatização de campanhas; Database Marketing; Base de dados de marketing.
Rate this article
0 comentário(s)
Click here to see your activities