Realidade Aumentada | RA
Realidade aumentada (do inglês augmented reality, AR) é a designação que se dá à integração de elementos virtuais no contexto real. A RA altera o mundo real já que lhe acrescenta ou acentua informação através da perceção criada por computadores e permitindo a interatividade ao nível dos sentidos (visão, audição, olfato e tato) e de outro tipo de sensações. Um utilizador da RA pode utilizar óculos translúcidos ou câmaras acopladas a um dispositivo computacional, e através destes, verá o mundo real acrescido de imagens geradas por computador projetadas nesse seu mundo.
Realidade Virtual | RV
A realidade virtual (do inglês Virtual Reality, VR) é uma tecnologia de interface entre um ser humano e um sistema operativo através de recursos gráficos 3D ou de imagens 360º, com o objetivo de, embora em ambiente virtual, se criar a sensação de realidade. Quanto mais envolvente e realista for a experiência mais sucesso ela vai ter. A simulação deste mundo é feita através de técnicas e de sistemas de computação avançados em que o utilizador para viver a experiência passando do mundo real para o virtual, tem de colocar dispositivos, como óculos 3D.
Real Time (Tempo Real)
Refere-se ao nível máximo de prontidão relativa à transmissão, processamento e/ou uso de informações. Uma empresa que recolhe e usa dados dos clientes em tempo real pode gerar relações com clientes individuais com muito mais eficiência.
Real-time interaction management | RTIM
O termo gestão de interações em tempo real (em português) foi cunhado pela Forrester para descrever o atual fenómeno de
marketing de oferta de experiência única e relevante em qualquer
canal e em qualquer ponto de contato, entre a marca e o consumidor.
Recomendações personalizadas
"Pessoas que viram este produto também viram…" ou "Visitantes que viram este produto também compraram …" ou "Poderá gostar deste produto…".
Baseadas em navegações atuais e passadas em determinado
site e fruto de tecnologia de
machine learning, são as mensagens personalizadas que o utilizador recebe quando navega num site de
e-commerce.
Reconhecimento automático de locução | RAL
Processamento digital de sinais para a identificação automática de pessoas onde o sinal de voz é sujeito a amostragem. Indo mais longe na tecnologia RAL, um conjunto de parâmetros é classificado, utilizando técnicas de reconhecimento de padrões e como a identidade de um locutor está intrinsecamente associada às características fisiológicas e comportamentais da sua voz, uma máquina pode analisar uma amostra de voz e identificar a pessoa que a produziu. Esta tecnologia está a ser fortemente utilizada na área da Segurança.
Reconhecimento automático de voz | RAV
Redes Neuronais
Uma rede neuronal é uma estrutura de inúmeras pequenas unidades conectadas. Por analogia ao cérebro humano (e ao funcionamento dos neurónios biológicos) estas pequenas unidades chamam-se neurónios artificiais porque o seu funcionamento é similar: recebem estímulos de uma ou mais fontes e propagam-se para outros neurónios. Hoje, é um dos campos da ciência com maior investigação e experimentação pois na base da
Inteligência Artificial estão redes neuronais.
Redes Sociais (Social Media)
Processo de criação e construção de comunidades virtuais e das relações online entre os seus membros.
Redes Sociais Horizontais
Estas redes caracterizam-se por estarem focadas em interligar pessoas que partilham os seus gostos, opiniões e situações do dia-a-dia. Estes updates de estado sobre os mais diversos assuntos são partilhados por toda a rede de amigo/conexões. O melhor exemplo de uma rede social horizontal é o Facebook.
Redes Sociais Verticais
Estas redes caracterizam-se por estarem focadas num determinado nicho de mercado, em que existe a conexão de pessoas e partilha de conteúdo centrado num único assunto. Um bom exemplo de uma rede social vertical é o Trip Advisor, onde os utilizadores descrevem e comentam experiências de viagens.
RGPD | Regulamento Geral de Proteção de Dados
É a sigla do Regulamento Geral de Proteção de Dados que é a lei de proteção de dados pessoais que se encontra em vigor na União Europeia e que é o resultado do esforço conjunto dos Estados Membros de liderarem os padrões da privacidade e da segurança dos cidadãos euopeus numa economia cada vez mais digital e sem fronteiras.
Em vigor desde 2016, este Regulamento protege os cidadãos e os profissionais das empresas na medida em que só com a explicita autorização prévia é que as empresas lhes podem dirigir comunicação, evitando assim
publicidade não solicitada. O ónus da prova recai sobre as entidades, pelo que, para a observância dos requisitos deste regulamento as empresas têm de mantêr processos e procedimentos de segurança que legitimidem o tratamento dos dados pessoais feitos que têm à sua guarda.
Se quiser saber mais sobre o RGPD (ou GDPR, em inglês), veja o nosso blog
aqui!
ReMarketing
Também denominada Retargeting é uma forma de
publicidade online que se caracteriza pela oferta de anúncios em função da navegação anterior feita pelo internauta (seja em
websites ou em
Apps) .
Reputação
Em
email marketing, a reputação do
remetente é composta de um misto de
domínio e de
IP e é desenvolvida por uma variedade de métricas ao longo da história de Email Marketing desta conta.
Responsabilidade Social
É um conceito, segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente menos poluído. A gestão das empresas passa a ser norteada por objectivos que conciliam os interesses dos accionistas com os interesses da sociedade, da comunidade local, dos seus colaboradores, clientes e parceiros de negócio. Muitas vezes, a Responsabilidade Social tem sido utilizada por empresas com menos escrúpulos como argumento de comunicação e não como uma genuína estratégia da filosofia da empresa.
Retorno do Investimento na Cumplicidade | RIC
Termo adotado pela
One to One para designar um conjunto de métricas que permitem avaliar a eficácia do investimento de
marketing traduzido no aumento da cumplicidade com os seus clientes. O RIC é medido através da análise de diversos tipos de interação, dependendo dos objetivos e da estratégia implementada, como por exemplo: vendas, participação em ações e campanhas, respostas a inquéritos, utilização de serviços,
Member get Member, colaboração/conteúdos ganhos, entre outros.
Retorno do Investimento | ROI (Return on Investment)
Termo que descreve o cálculo do retorno financeiro num projecto ou iniciativa de negócios que envolva custos. O ROI pode ser medido em termos de um período para a recuperação do investimento, como uma percentagem de retorno numa despesa ou como o valor actualizado líquido descontado dos fluxos de um investimento. No
marketing é geralmente aplicado ao retorno em vendas de campanhas.
Quer perceber melhor esta métrica? Clique
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RF | Radio Frequency (Frequência de Rádio)
Frequência de Rádio, qualquer frequência dentro do espectro electromagnético associado com a propagação da onda de rádio. Quando uma corrente de RF é fornecida a uma antena, criação de um campo electromagnético, então é capaz de se propagar no espaço. Muitas das tecnologias wireless são baseadas em propagações de campo de Frequências Rádio. Estas frequências fazem parte do espectro de radiação.
RFID | Radio Frequency Identification (Identificação de Frequência de Rádio)
É uma tecnologia semelhante, na teoria, à identificação por código de barras. Um sistema de RFID consiste numa antena e num transmissor, que lê a frequência de rádio e transfere a informação para um aparelho de processamento, e para um tag, ou etiqueta, que é um circuito integrado contendo os circuitos de RF e informação a ser transmitida. Os sistemas de RFID podem ser usados em qualquer lugar, de etiquetas a mísseis, a coleiras de animais e mesmo em comida. A etiqueta pode carregar informação tão simples como instruções de como montar um automóvel. Uma das diferenças chave entre RFID e a tecnologia de código de barras é que o RFID elimina a necessidade de um leitor de código.
Ruby on Rails
É um open source web framework que corre em Ruby, uma linguagem de programação livre.