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Aposte na segmentação
dos seus clientes
e faça da retenção
o segredo do seu jardim

Hoje, a retenção de clientes é a renovada forma de aquisição de leads.

Aquilo que sabemos há muito, é agora uma verdade inquestionável. Mais do que apostar na aquisição de novos clientes, é urgente apostar numa estratégia de retenção daqueles que um dia já preferiram a sua marca. Fidelizar os que lhe compram hoje e reactivar – num verdadeiro ritual de reconquista – aqueles que ameaçam abandoná-lo.
Mas quem são eles?

A nossa experiência de largos anos na segmentação de clientes em inúmeras áreas de actividade, permitiu-nos criar um modelo de segmentação próprio. O modelo de análise One to One classifica os seus clientes em grandes segmentos - CLUSTERS - tomando como base a informação de vendas.

Análise de Clusters do GETgarden:

  • MUITO BONS CLIENTES - compram sempre
  • BONS CLIENTES - compram regularmente
  • MÉDIOS CLIENTES - não compram regularmente
  • CLIENTES RECENTES - compram há pouco tempo. Ainda não há histórico para analisar
  • NOVOS CLIENTES - começaram a comprar no ciclo em análise
  • CLIENTES INACTIVOS - deixaram de comprar

 

Veja a sua carteira de clientes como se fosse um jardim

Um jardim é o paralelo perfeito com a sua carteira de clientes.
Ambos exigem cuidados, desde a sua arquitectura, a uma manutenção regular.
Um jardim saudável tem de ser equilibrado. Cada espécie cumpre um papel único no todo:

Árvore
Sólido, permanente, consistente, resistente. A sua sombra refresca e é o garante de um ambiente saudável. Não exige grande cuidado.
Muito Bons Clientes
Arbusto
Robusto, contribui para dar forma ao espaço, criar recantos. Tem uma presença forte e decisiva no layout do jardim. Exige um cuidado moderado.
Bons Clientes
Borboleta
Surgem de vez em quando, mas nunca sabemos quando vão voltar. Talvez só quando tiverem um bom incentivo... Só com esforço se consegue trazê-las de volta.
Médios Clientes
Flor
É a alegria de qualquer jardim, mas a flor nunca dura muito tempo. Para assegurar que a flor volta a nascer, é preciso cuidar muito bem da planta. Toda a atenção é pouca.
Novos Clientes
Cacto
É inevitável que existam cactos no jardim. Permanecem inactivos durante muito tempo, mas por vezes, com cuidados especiais ou em condições excepcionais, crescem e florescem cheios de vigor. Sem atenção, acabaremos por perdê-los.
Clientes Inactivos


E a sua carteira de clientes?
Como tem evoluído? Está a corresponder aos objectivos?
Será que tem conseguido fazer crescer as árvores e os arbustos?
O jardim está bem florido?
Será que as borboletas dominam?
E cactos? Tem muitos? Sem lhes dar grande atenção, ocupam espaço e não trazem grande vida ao jardim...

 

VANTAGENS “GETgarden”

  • Permite ter uma visão clara da carteira de clientes (evolução em termos quantitativos e de valor)
  • Potencia a retenção de clientes assente numa estratégia adequada
  • Contribui para aumentar a taxa de vendas repetidas, fazendo subir o cliente no seu cluster
  • Rentabiliza o investimento de marketing, já que o esforço para gerar vendas repetidas é substancialmente inferior ao esforço de conquista de novos clientes.

 

METODOLOGIA “GETgarden”

  • Análise da totalidade da carteira de clientes em 4 ciclos (mínimo 2 anos). Dependendo do sector de actividade e do negócio da marca, poderão ser analisados períodos mais ou menos longos.
  • Conjugação de diferentes dados transacionais – análise RFM.
  • Análise semestral (no final de cada ciclo).  
  • Definição de estratégias comerciais e de marketing ajustadas a cada cluster, para implementação de testes e declinação nos períodos seguintes.

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