Omnicanal
dezembro de 2018

No marketing também há joaninhas. Onde estão elas?


As joaninhas estão em muitas empresas e por vários escritórios que mexem com dados… e, principalmente, com dados de marketing. Só que às vezes não se veem…. ou por outra, não se mostram! Discretas e preocupadas com o ecossistema de marketing de cada empresa, fazem o seu trabalho na sombra, de forma laboriosa e preservando tudo aquilo que possa vir a ser necessário consumir mais tarde. Ao conseguirem identificar o que não acrescenta valor ou até mesmo polui, elas separaram os dados bons dos ruins, destruindo estes e protegendo assim o meio ambiente do marketing. 
 
Artigo: Joaninhas no marketing - agente regulador do ecossistema

As joaninhas são, na realidade, uma enorme fonte de felicidade, serenidade e sorte.
E nós, aqui na One to One, resolvemos dar ainda mais vida às nossas joaninhas, materializando-as e dando-lhes voz. Ou melhor, demos-lhes um lugar de destaque no nosso dia-a-dia e na nossa comunicação.
 
E porque é que tomamos esta decisão?
- Porque temos de preservar as joaninhas que andam espalhadas por aí.

Mas as joaninhas do marketing estão em risco de extinção?
- Estão!

Como assim?
- As joaninhas são o oxigénio do small data; e na era do big data elas correm reais riscos de serem descartáveis.

Então, se nós lidamos com tantos dados, com mega bancos de redes neuronais para suportar os desenvolvimentos de potentes modelos preditivos de AI, de realidade aumentada ou virtual, passando por magníficas soluções de reconhecimento de voz e de robôs super dotados, para que precisamos nós das joaninhas?
- Ora, aqui é que bate o ponto. Precisamos porque todas estas soluções vão ser espetaculares para diminuir ou mesmo extinguir o erro humano, mas não vão substituir nunca a capacidade criativa dos nossos clientes e consumidores! Por isto, não podemos entregar a máquinas as franjas dos dados que saem fora dos estereótipos e que poderão vir a ser a fonte de inspiração para novos e melhores produtos e serviços.
 
Quem não olhar para a sua small data vai ficar refém de consumidores estereotipados, sem emoções nem iniciativa própria para interagirem, genuinamente, com as suas marcas; consumidores levados por ofertas determinadas por Inteligência Artificial mas não, realmente, customizadas à sua life journey.

Saber balancear a Big e a Small data é já hoje um desafio.
Quem não preservar as suas joaninhas não se vai distinguir da concorrência. E espaço para todos, não há!

É por isto que nós adoramos as nossas joaninhas e o magnífico trabalho que fazem no CRM Omnichannel do GETbizz!
 

A sua joaninha do marketingA sua joaninha do marketing


Definição ABC 1to1

Omnichannel (Omnicanal) 
É um conceito usado em tecnologias de negócios que surgiu em 2015, em plena era digital e que é um passo à frente do termo multicanal. Podemos mesmo dizer que refina o conceito de multicanal, fazendo a evolução de uma visão por canal (muitas vezes as empresas organizadas por canal acabavam por falhar na abordagem ao cliente, quando este trocava de canal) para uma experiência unificada e consistente. Usado em diferentes áreas da empresa e das operações, o omnicanal no marketing, permite ir ao encontro das expectativas cada vez maiores do consumidor, no que se refere à personalização da comunicação e à oferta de bens e serviços customizados.

Palavras-chave
Omnichannel (Omnicanal); GETbizz; CRM; Marketing one to one; Regulador do ecossistema de marketing.
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