Omnicanal
novembro de 2018

Listas, listas e mais listas... Tanta gaveta para quê?

Para tirarmos o máximo partido da nossa base de dados de marketing para comunicação arranjamos, muitas vezes, lenha para nos queimar: vamos segmentando, segmentando, … e vamos criando listas. E, das duas uma: ou criamos poucas listas para conseguirmos gerir as atualizações de dados, ou, entusiasmados pelos resultados da segmentação, criamos "n" listas.
E é aqui que deixamos de conseguir gerir e atualizar os dados dos clientes.
Uma base de dados de marketing é dinâmica porque todos os dias há movimentos (vendas, trocas, atualizações, etc). E estes movimentos têm de ser refletidos nas listas de comunicação.

Quando os dados estão dispersos por listas diferentes e pior ainda, para canais distintos, o controlo passa rapidamente a descontrolo. E queimamo-nos mesmo; ou então, nem arriscamos… e é este o panorama geral em que vivemos. Não fazemos compras há anos numa dada loja mas continuamos a receber sms ou emails como se lá tivéssemos ido ontem. O envio de comunicação exige um grande esforço de atualização permanente das listas com o público alvo das campanhas.
Gavetas cheias de listas de envio (Email, SMS, DM e Push)
E se queremos personalizar a comunicação, não podemos deixar de atualizar permanentemente os dados dos campos dinâmicos que queremos usar nas comunicações. Como se isto não bastasse, esta complexidade multiplica-se quando estamos a trabalhar com mais do que um canal. Ora o email, ora o sms e agora também as notificações push. 
E para obter melhores resultados nas campanhas, vamos criando sub-listas para determinados segmentos, com o objetivo de sermos mais eficazes por um lado e menos intrusivos, por outro. É por isto que muitas marcas optam por comunicar só por um canal: ou email ou sms, ou push.

Os consentimentos, os pedidos de adesão ou de esquecimento ou simplesmente os pedidos de não autorização de comunicação só para algumas finalidades ou canais, são pequenas ações para o consumidor mas enormes desafios para as empresas. Conservar estas listas sempre atualizadas exige recursos, know-how e sistemas preparados para as manter. E o que é mais importante fica por fazer: a integração dos dados de comunicação com as vendas, para uma visão 360º do cliente.

"56,6% das empresas afirmam que o maior obstáculo é manter uma lista de emails ativa e envolvida"
- Email Marketing Trends

Pois é. Com tanta lista, o foco fica no problema e não na solução para o que é mais importante: encantar os clientes com mensagens únicas e exclusivas, pelo canal mais conveniente e eficaz!

Mas agora, com o GETbizz, este pesadelo acabou! 

Com campanhas automáticas, manuais ou mensagens especificas 1 a 1, acabaram-se as listas porque o GETbizz integra tudo e tem a informação necessária para poder segmentar à sua vontade e poder gerir os canais como lhe for mais conveniente. 

Definição ABC 1to1

GETbizz 
O GETbizz é uma plataforma de inteligente CRM Omnichannel. Por um lado, é uma ferramenta inovadora de database marketing e por outro integra canais de comunicação. Esta plataforma está desenvolvida para dar flexibilidade e autonomia aos marketers para a gestão de campanhas e análise de marketing dos seus clientes/consumidores, quer na vertente B2C, quer B2B. Permite o envio de mensagens 1a1 (em loja), a automatização de campanhas e a medição do ROI em tempo real.

Palavras-chave
GETbizz; Personalização; ROI; Plataforma Integrada; Comunicação Integrada; Automatização de campanhas; Database Marketing; Base de dados de marketing.
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