Métricas
novembro de 2018

Quais são as 3 letras mágicas do marketing?

São mágicas sem serem magas.
Julgam-se fórmulas secretas;
Enfeitiçam com o seu cálculo obscuro;
Mas,
Com ou sem truques, todos seguem os seus alertas! 
ROI (Return on Investment) automático em tempo real

O ROI

Na realidade, estas 3 letrinhas têm um tal poder que produzem efeitos verdadeiramente especiais nas empresas! De euforia a desânimo, a adrenalina dos €€€ é levada ao limite (superior ou inferior…) e muitos são os estados de espírito gerados com a medição do ROI. Sem ele não havia comunicação! Pois, o tempo do “dedo no ar” para ver de onde sopra o vento há muito que já passou.
 
Então, porque é que o ROI continua a ser tão mágico? Porque o seu cálculo envolve tanta complexidade que parece magia sempre que o fazemos. E daqui decorre a sua vital importância no marketing.
 
E porquê? Porque o ROI é o farol, o barómetro e a sonda das campanhas. Quer saber como?

1º | O farol das campanhas 
Ao medir os resultados diretos em vendas, está a abrir (ou a fechar) caminhos para as próximas campanhas.

2º | O barómetro das campanhas
Ao ser calculado ao longo da campanha, permite atuar de forma imediata sem prolongar dores nem agonias.

3º | A sonda das campanhas
Ao fazer o seu cálculo rigoroso e com uma margem mínima de erro permite aprofundar e investigar os aderentes e os não aderentes à campanha.

Estes foram os argumentos que nos motivaram a criar um sistema de medição do ROI que fosse de real importância e pertinência para o marketing. Escondemos toda a complexidade e trouxemos para o utilizador só a facilidade.

Na plataforma GETbizz o cálculo do ROI é feito de forma simples, automática e imediata.
Calcularmos o ROI das nossas campanhas e conseguirmos perceber a sua contribuição direta para a conta de resultados, é uma métrica indispensável em qualquer negócio!

Definição ABC 1to1

Retorno do Investimento | ROI (Return on Investment) 
Termo que descreve o cálculo do retorno financeiro num projeto ou iniciativa de negócios que envolva custos (investimento). O ROI pode ser medido em termos de um período para a recuperação do investimento, como uma percentagem de retorno numa despesa ou como o valor atualizado líquido descontado dos fluxos de um investimento. No Marketing é aplicado ao retorno em vendas de campanhas. Dada a dificuldade do seu cálculo com vendas é muitas vezes usado para medir as aberturas e leituras de campanhas em canais digitais.

Palavras-chave
ROI; Return on Investment; Marketing; Métricas; Medição; Impacto de Campanhas.
Click here to see your activities