Marketing one to one
fevereiro de 2018

Segmentação de clientes. Qual o segredo?

Marketing one to one: Segmentação de clientes. Qual o segredo?

Entramos num mercado de cidade e rapidamente imergimos num misto de sensações cruzadas entre os aromas frescos dos legumes e das suas múltiplas cores e as vozes dos vendedores e compradores que se misturam no espaço e criam um burburinho saudável e genuíno.
Seria impensável chegarmos a uma banca e termos os legumes e as frutas não devidamente organizadas por categorias e produtos, mas todas misturadas entre si.
Que péssimo serviço seria este? Há séculos que qualquer vendedor sabe que tem de organizar a sua oferta. E quanto melhor o fizer, mais clientes terá e mais fidelizados serão.

Pois é. Chegamos ao século XXI com uma sofisticação imensa de segmentação do lado da venda de produtos e serviços e das tecnologias de suporte a estas vendas. Mas até que ponto é que este movimento foi sendo acompanhado por uma evolução do tratamento da informação do cliente para a segmentação de clientes? E quando o foi, como é que o marketing acede a estas ferramentas de forma intuitiva e sem grande esforço de aprendizagem?

Muitas empresas têm implementado complexos sistemas, pensados e desenvolvidos por não marketers, com segmentações tão sofisticadas, que na prática, acabam depois, por ser muito pouco ou nada aproveitados; nem na comunicação, nem nas outras vertentes da relação cliente. E isto porque, por um lado são ferramentas difíceis de usar e por outro, porque há poucas pessoas para estudar estes micro grupos e gerar conteúdo para eles.

Para nós, a segmentação não tem segredos: caso a caso; empresa a empresa; estratégia a estratégia, é planeada e implementada para se poder usar depois, de forma fácil e sempre que se quiser.
Seja em atividades B2C ou B2B, seja em segmentação por produto, por estados de interatividade com a comunicação, por socio-demográficos, por interesses ou por aquilo que a sua imaginação ditar, desde que seja recolhida a informação, ela fica disponível para segmentar.
E numa lógica de visão do cliente a 360º conseguimos cruzar múltiplas variáveis sem nunca nos perdermos.

A nossa segmentação é tudo isto porque é trabalhada na ferramenta GETbizz.

Definição ABC 1to1

Segmentação
Agrupamentos de clientes, parcelas, segmentos ou sub-listas com determinadas características e atributos comuns.

Palavras-chave
Marketing one to one; Segmentação; Clientes; Business-to-Business; B2B; Business-to-Consumer; B2C.
Click here to see your activities