ABC 1to1

A

AdSpace

Espaço publicitário, disponível numa web page, para colocação de anúncios.

ADSL | Assymetric Digital Subscriber Line

Tecnologia para transferência de informação em banda larga através de linhas telefónicas de cobre normais.

Advertiser (Anunciante)

É a entidade que anuncia os seus produtos ou serviços, através da publicidade

Advertising (Publicidade)

É um termo que abrange diferentes atividades profissionais (desde a criação do anúncio até à sua divulgação) e que tem subjacente a criação de imagem e de notoriedade de uma dada marca ou produto/serviço no seu receptor. A publicidade é uma técnica de comunicação e teve um grande impulso no pós 2ª Guerra Mundial, com o desenvolvimento das economias, a autonomização do marketing como uma das principais funções de gestão e o baby boomer nos anos 50/60 do século XX. Hoje, a publicidade está ao alcance de todos.

Afiliados

Afiliados são empresas ou particulares, com presença na web (siteblogs etc.) aderentes a programas de afiliados.

Agência de marketing relacional

Empresa que dá apoio aos anunciantes no desenvolvimento desta actividade. Ver marketing relacional.

AIDA

Fórmula de vendas que visa obter a ATENÇÃO do visitante, conquistar o seu INTERESSE, despertar o seu DESEJO e induzi-lo à AÇÃO.

Aluguer de ficheiros

Processo de compra de envios para uma lista, sendo que os envios são feitos pelo respectivo proprietário, não dando o acesso ao comprador. O proprietário só ganha o acesso à lista com os opt ins feitos pelos destinatários da campanha.

Anti Churn

É a estratégia que combate a desistência dos consumidores de um dado produto e/ou serviço. Este abandono pode dever-se à insatisfação ou a ofertas mais baratas e de maior qualidade por parte da concorrência.

API

Interface de programação de aplicativos que reúne um conjunto de mensagens e serviços, permitindo a ligação entre vários sites para recolha e/ou devolução de informação. No contexto web é geralmente implementado com web services (tecnologia de troca de informação).

APP (Aplicação)

Diminutivo de application, geralmente utilizado para designar aplicações para dispositivos móveis.

Arpanet

Rede percursora da internet, desenvolvida no final dos anos 60 e início dos anos 70 pelo departamento de defesa dos EUA.

ASCII | American Standard Code for Information Interchange

É um código para representar caracteres de forma numérica; um número de 0 a 127 representa um caracter. Por exemplo, o código de ASCII para o M em caixa alta é o 77. A maioria de computadores usa códigos de ASCII para representar texto, tornando possível transferir dados de um computador para outro.

Attrition

Termo que descreve a infidelidade dos clientes. Uma taxa de attrition alta indica elevada saída dos clientes de uma marca e consequente entrada noutra. Termo muito utilizado na Banca.

Autenticação

Processo de tentativa de verificação da identidade digital do emissor de uma campanha de email.  Em email marketing, existem 4 tipos principais de autenticação: Domain Keys, DKIMSender ID e SPF.

B

Back Office

Retaguarda da operação de qualquer empresa/organização.

Na informática, um Back Office refere-se ao centro de um sistema (software) que suporta a atividade empresarial, mas que não é visível pelo utilizador final. Tem apenas algumas tarefas disponíveis, realizáveis por determinados utilizadores com acessos condicionados, e assegura a coordenação e reencaminhamento dos dados inseridos dentro do restante sistema.

Na vertente web, o Back office é o centro de actualizações de um site. 

Banda Larga | BL

Conceito associado à generalização de acesso à internet marcado pelo momento em que o acesso residencial deixou de ser efectuado através de linhas telefónicas (56kbps) e passou a ser efectuado por linhas dedicadas (desde 128kbps: cabo, ADSL ou fibra).

Banner

Área de publicidade, com links, colocada em websites. É uma área de dimensões pré-definidas para uma fácil rotatividade de anúncios. O objectivo é cativar a atenção do internauta a fazer clique sobre ele para o encaminhar para o website correspondente. Os banners publicitários são um dos principais formatos da publicidade digital.

Banner blindness

Tendência dos visitantes online ignorarem os banners de determinados anúncios, mesmo que estes contenham informação que desperte activamente a sua atenção.

Base de Dados | BD

Uma base de dados é um sistema informático cujo objectivo é o armazenamento de dados organizados segundo um modelo definido pelo administrador. 

Benchmarking

Referência às boas práticas utilizadas pela concorrência de uma empresa ou por outras, de sectores diferentes, que tenham obtido bons resultados. Geralmente são as melhores práticas das empresas líderes que são objecto de benchmark.

Blacklist

Lista de domínios que foram identificados como fontes de spam. Há blacklists privadas e públicas – estas são disponibilizadas para o público, muitas vezes como um serviço gratuito. Existem centenas de blacklists públicas.

Blimp

Insuflável hermético de grande dimensão colocado em ambientes amplos e externos que contém mensagens. Normalmente alimentados com gás hélio.

Blindtest (Teste-cego) 

Estudo de mercado sobre um produto do qual o consumidor não conhece a marca.

Blog

Weblog, blog ou blogue é uma página da internet, com actualização efectuada pelo autor ou outros internautas. Esta actualização é feita por posts e geralmente é objecto de uma publicação cronológica frequente e debruça-se sobre os pensamentos, actividade profissional ou hobbies do autor. É comum conter também links para outros temas relacionados.

Bloqueio

É a recusa em aceitar entregar um email, por parte de um provider de Email ou um servidor de Email. Muitos providers de Email bloqueiam os domínios que sejam identificados como emissores de spam ou virus, ou mensagens com conteúdo que viola as convenções de email marketing. Noutros casos, o bloqueio é feito por restrições coporativas de grandes instituições que recebem muitos volumes de Emails, com o objectivo de gerirem com melhor eficácia o influxo de Emails.

Bluetooth

É uma tecnologia rádio de onda-curta que permite a sincronização de dados entre computadores, telemóveis e outros dispositivos que o suportem.

Brainstorming

Técnica de apoio à criatividade muito utilizada na análise de oportunidades e procura da optimização das acções de promoção da empresa no mercado. Materializa-se através de reuniões com algumas regras de funcionamento das quais a mais importante é a não possibilidade de censura às ideias apresentadas.

Brand Equity

Valor agregado, resultante da transposição de um produto para uma marca.

Brand Loyalty (Fidelidade à marca)

Atitude do consumidor manifestada através da compra sucessiva de uma determinada marca.

Bricks and Mortar

Termo usado nos EUA para designar negócios que só existem no mundo físico, ou seja, não têm qualquer presença no mundo virtual da internet.

Briefing

Termo utilizado para designar a forma, normalmente escrita, como nas empresas mas, muito particularmente na relação das empresas com fornecedores de serviços (de estudos de mercado e agências de publicidade em especial), se apresentam os objectivos, a estratégia de marketing e as acções a desenvolver para os atingir.

Browser

Aplicação de software utilizada para localizar e exibir websites. Permitem exibir texto, gráficos, fotografias, videos etc. Os browsers podem apresentar informação multimedia incluindo som e vídeo. Para alguns formatos é necessária a utilização de plug-ins.

Budget

Orçamento, verba, dinheiro disponível para a execução de campanhas, acções etc.

Bug

Termo usado na linguagem informática, quando o código de um programa tem um erro. O primeiro bug foi originado por um insecto (bug) que morreu em cima de uma fita magnética de armazenamento de dados e tornou essa fita ilegível.

Bulk de SMS

Envio de SMS em massa, via web. Este envio requer um software que agrupa os números de telefone em listas e, no caso de alguns softwares, remove automaticamente os números duplicados e inválidos.

Busdoor

Painéis laterais ou traseiros de publicidade afixados em autocarros.

Business Intelligence

Área responsável pela recolha e tratamento de informação para suporte à decisão.

Business-to-Business | B2B

É o termo que descreve o relacionamento entre empresas. É comum a sua referência ao comércio ou colaboração institucional entre empresas, tendo ganho maior relevância com a banalização da internet e a implementação de extranets e e-markets.

Business-to-Consumer | B2C

Termo que descreve o relacionamento entre as empresas e os seus consumidores, tendo ganho maior relevância com a crescente utilização da internet.

Business-to-Government | B2G

Termo que descreve as relações entre governo e empresas, com maior relevância no recurso às técnicas digitais.

C

Cablagem estruturada

Apesar de ser um elemento pouco visível nas infra-estruturas de tecnologias de informação (TI), a cablagem é de grande importância. Os cabos que ligam os computadores, funcionam como as auto-estradas para um país. O conceito base de cablagem estruturada vai ainda mais além, representa uma infra-estrutura que permite múltiplas utilizações (sistemas distintos como dados, voz, vídeo, áudio, segurança, entre outros) e que é suficientemente flexível para que qualquer ajuste do espaço ou necessidade de mobilidade dos utilizadores seja rapidamente implementada.

Caixa de correio spam

É uma “caixa” dentro da caixa de email que guarda os Emails que o serviço de email considera “lixo”, não os disponibilizando nos separadores correntes de visualização dos emails. No entanto, esta classificação nem sempre é correta, pois muitas vezes são considerados “lixo” emails que entram pela 1ª vez nessa caixa do correio (sendo associados a servidores desconhecidos). Também é frequente a classificação como spam de emails que contêm anexos. É uma boa prática a limpeza regular da caixa de spam, com marcação dos emails válidos e dos verdadeiros spam.

Call Center

Local onde se concentram as ligações telefónicas de e para clientes e/ou prospectos. Recorre a avançada tecnologia de informação para automatização dos processos e tem a capacidade de suportar um grande volume de ligações simultaneamente, atendendo, mantendo o registo e redireccionando essas ligações quando necessário. Está geralmente preparado para implementar campanhas de inbound e outbound. Um call center é tipicamente utilizado como apoio às vendas e às campanhas de marketing sendo imprescindível em algumas áreas de negócio como VPC (Venda por Catálogo), empresas de venda de serviços por telefone (Seguros, Crédito pessoal etc.), suporte à venda de produtos e/ou serviços (help desk), serviços de atendimento ao consumidor (SAC) e sites de e-commerce, entre outros. O call center pode estar inhouse (como na banca, seguradoras, VPC etc.) ou ser subcontratado a uma empresa de Telemarketing.

Canal (Channel)

1 – Marketing e comercial: meio através do qual os produtos e serviços são fornecidos/vendidos ao cliente final. Concessionários, retalhistas, agentes, help desk (telefónico e de Internet) são exemplos de canais de venda.
2 – Comunicação: é o meio que faz a expedição ou apresentação da comunicação. Poderão ser meios mais massificados como a televisão, rádio, imprensa, outdoor, portal de internet, ou meios mais dirigidos, como o email, o SMS, o DM e a notificação push

CAPEX

Designação anglo-saxónica para Investimento (Capital EXPenditure).

Churn

Termo que descreve a falta de fidelidade dos clientes. Uma taxa de churn alta indica elevada infidelidade dos clientes. Termo muito utilizado no negócio das telecomunicações.

Ciberespaço

Metáfora usada para descrever o “lugar” onde acedem os cidadãos quando se ligam à internet.

Clicks and Mortar 

Trocadilho usado nos EUA para designar negócios que conjugam a existência física de contactos com o cliente (Ex: Lojas) com o canal virtual da Internet, através de comércio electrónico ou auto-serviço pela web, com o objectivo de ganhar sinergias e melhorar o serviço ao cliente por uma maior conveniência.

Clickthrough

O acto de clicar num banner ou noutro anúncio, que leva o utilizador para o site do anunciante. Em email marketing é o acto de clicar em link(s) dentro de um email.

Clickthrough Rate | CTR

É uma medida de sucesso de campanhas online, traduzindo-se na taxa de resposta direta de um anúncio online. É a percentagem resultante da divisão do nº de clikthrough pelo nº de impressões. Ex: (20 cliques/1000 impressões) * 100 = 2% CTR. Em email marketing, o CTR é a relação de Clickthrough num link (ou nos vários links) de um email e o número total de destinatários desse Email, geralmente expressa em percentagem.

Click-to-open Rate

É a relação entre o Clickthrough único num link (ou em vários links) dentro de um email e o número total de aberturas únicas desse Email, geralmente expressa em percentagem.

Cliente Mistério

Técnica de Marketing muito utilizada para a verificação e controlo de acções, campanhas e processos. Consiste em visitas de falsos clientes, aos pontos de venda, de forma organizada e estruturada para produzir resultados que possam ser analisados pela equipa de marketing ou comercial.

Cloud

Cloud computing: Computação em nuvem. Refere-se à partilha de recursos e ao armazenamento de informação remota em servidores baseados na internet, por oposição a servidores locais ou ao próprio computador pessoal. 

Clusters 

Em marketing, Cluster é normalmente usado para designar um grupo de clientes que partilha características comuns ou semelhantes; por exemplo, os compradores mais ativos, os menos ativos ou os de ocasião. Ao criar vários clusters, a segmentação de clientes será mais apurada, possibilitando campanhas de comunicação mais focadas e eficazes.

CNPD | Comissão Nacional de Protecção de Dados

Entidade administrativa independente com poderes de autoridade, que funciona junto da Assembleia da República. A Comissão é a Autoridade Nacional de Controlo de Dados Pessoais que fiscaliza o processamento de dados pessoais, em rigoroso respeito pela legislação da União Europeia e do seu RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados).

Co-branding (Partilha de uma marca)

Significa uma associação entre duas empresas num mercado em que nenhuma delas poderia entrar isoladamente, quer pelo investimento envolvido, quer pela especificidade do produto.

Compra de Ficheiro

Refere-se à compra de listas ao proprietário de um ficheiro que terá de ter autorização do cidadão (detentor dos dados) para partilhar os seus dados pessoais a terceiros.
Esta prática, geradora de muito spam foi muito usada até à entrada em vigor do novo RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados).

Consumer-to-Business | C2B

Termo aplicado, no e-commerce, quando a iniciativa de venda parte do consumidor.

Consumer-to-Consumer | C2C

Termo aplicado no e-commerce, onde os consumidores vendem e negoceiam entre si, muitas vezes com o patrocínio de um broker. A situação mais comum são os leilões.

Contact Center

À semelhança de um call center, é o local onde se concentram as ligações telefónicas de e para clientes e/ou prospectos. No entanto, as comunicações não se esgotam em conversas telefónicas e fazem-se também através de correio electrónico e/ou redes sociais.

Cookie 

É um pequeno ficheiro de texto guardado no PC do utilizador que permite o seu reconhecimento, de forma imediata e automática, quando este volta a visitar o website correspondente, utilizando o mesmo browser.

Cord Cutting

Consiste na prática de cancelar subscrições de pacotes de televisão por cabo e/ou satélite. Estes subscritores, os cord cutters, cessam os contratos em prol de soluções mais económicas ou livres (televisão por internet).

Cord Thinning

Consiste na prática de subscrição de pacotes de televisão low cost, nomeadamente pacotes com um número de canais reduzido.

Core Business

Trata-se da essência de um determinado negócio, ou seja, é o núcleo central da actividade principal da empresa.

CPA | Custo por Aquisição

Custo de aquisição de uma lead ou de um cliente em campanhas de marketing, com especial relevância para o Marketing digital.

CPC | Custo por Clique

Custo a pagar por cada clique num link colocado em publicidade online.

CPM | Custo por Mil

Custo por mil contactos ou visualizações numa campanha de publicidade online.

CRM | Customer Relationship Management

CRM é uma filosofia de negócio, inserindo-se num modelo de gestão centrado no cliente, onde todos os departamentos de uma organização trabalham em função e para o cliente e onde todas as relações mantidas com outras entidades (fornecedores, parceiros etc.) poderão ser registadas e disponibilizadas em real time, para todos os que delas necessitem. Tendo por base a tecnologia adequada ao tratamento e análise de dados, este modelo consiste na interligação de todos os departamentos para a centralização do negócio no cliente. O objetivo da implementação de um sistema de CRM é a redução de custos, campanhas de marketing mais efetivas e aumento da retenção de clientes, através de uma melhoria do serviço – tempos de resposta, gestão de reclamações, gestão de entregas, ofertas diferenciadas e mais dirigidas. Para a implementação deste sistema, a entidade tem de reanalisar todas as formas de interação com clientes, parceiros e fornecedores ou também, poderá implementar sistemas parciais de CRM, como p.ex: de marketing e comercial, de processos internos, de serviço ao cliente, ou outros.
Palavras Relacionadas: Learning RelationshipMarketing one to oneMarketing relacionalMarketing viral

Cross-Selling (Venda cruzada) 

Acto da venda de produtos e serviços, relacionados entre si, a um mesmo cliente. Pode ser efectuado por uma ou mais entidades. Este processo é somente uma das formas de aumentar a participação da empresa no cliente, aumentando a quota de cliente.

CSV | Comma Separated Values

Ficheiro de armazenamento de informação, em formato texto, onde cada linha representa uma entrada de informação e os campos desta são separados por uma virgula ou por ponto e vírgula.

CTI | Computer Telephony Integration (Computador e Telemóvel Integrados)

Permite que computadores realizem funções de controlo de telefonia, como fazer e receber ligações de voz, fax e dados, bem como identificar a origem da ligação (caller identification). Algumas das funções básicas de aplicações baseadas em CTI são: fazer e receber ligações outbound e inbound, consultas, transferências, conferências e associação de chamadas com dados – geração automática de informações, a partir de bases de dados e outras aplicações, antes da resposta ou transferência da ligação.

Customização

Adaptação, por vezes quase individual, de produtos, serviços e/ou mensagens publicitárias para o consumidor, em função do seu perfil e/ou pedidos ou sugestões por si efectuadas.

Customização em Massa

Produção antecipada de módulos para um determinado produto/serviço, permitindo ao cliente escolher várias combinações. Trata-se de adaptar produtos, serviços e mensagens publicitárias a grupos de clientes com o mesmo perfil de necessidades.

D

Data Mining

Processo de análise de informações de uma base de dados de marketing, usando ferramentas que procuram padrões sem um prévio conhecimento do significado dos dados. Fundamental em estratégias de CRM, especialmente no E-Marketing (análise e reconhecimento de tendências).

Data Warehouse

É um repositório de informação histórica de todas as transacções efectuadas pelos clientes.

Database Marketing

Processo de recolha sistemática da informação, de forma electrónica ou óptica, dados de clientes antigos, actuais ou potenciais, mantendo a integridade dos dados, monitorizando continuamente as compras dos clientes e utilizando a informação para formular estratégias de marketing e desenvolver relações personalizadas com o cliente.

Direct Mail | DM 

Direct Mail é um meio publicitário, geralmente em papel, personalizado, selectivo e de elevada eficácia, que permite atingir directamente o consumidor e que possibilita medir, com precisão, os resultados obtidos, já que é susceptível de conter um ou mais documentos de resposta e/ou um apelo a uma linha telefónica.

DKIM | Domain Keys Identified Mail

Permite a responsabilização, por uma entidade, das comunicações enviadas, associando o seu domínio às mensagens (emails). A sua reputação é a base da confiança para a entrega de uma mensagem.

DNS | Domain Name System

Processo usado pelas redes de computadores para localizar nomes dos domínios na internet e os traduzirem em endereços IP. O nome de um domínio é o nome real do endereço IP ou de um intervalo de endereços IP.

Domínio (Domain Name)

Endereço e localização de uma dada entidade, na internet, por exemplo, one-to-one.pt. 

Double Opt In

Processo de adesão a uma lista que exige uma confirmação pelo próprio consumidor e que consiste no envio de um link que referencia o destinatário do email a este link, garantindo assim o seu interesse nessa adesão.

DropMail

Mailing não endereçado, em que a peça promocional é distribuída através da sua inserção nas caixas de correio de um determinado código postal ou zona. 

E

EBITDA | Earnings before interest, tax, depreciation and amortisation

É um indicador usado frequentemente para medir a rentabilidade de uma empresa.

E-Business (Negócio Eletrónico)

Termo que é mais frequentemente aplicado aos negócios resultantes do uso da tecnologia digital e da internet como principal meio de comunicação e interacção.

E-Commerce (Comércio Eletrónico)

O processo de compra ou venda utilizando a internet, comunicações digitais e aplicativos de tecnologia da informação. Alguns especialistas definem e-commerce como todas as etapas que ocorrem em qualquer ciclo de negócios usando a tecnologia acima descrita. Outros, como compras feitas por consumidores e empresas pela Internet englobando igualmente as transacções de suporte a IT, como a venda de código de computador por programadores que ocorre online. 

Economia Digital

Todos os negócios em que as novas tecnologias têm um papel preponderante.

E-CRM | Electronic CRM

É o conceito que envolve o CRM e o e-commerce, permitindo que o CRM desfrute das mesmas vantagens das aplicações disponíveis via internet, como disponibilidade 24x7, auto-serviço e cooperação com outros sistemas de E-CRM. Alguns fornecedores designam este conceito por outros nomes, como PRM (Partner Relationship Management), ERM (Enterprise Relationship Management) e E-BRM (eletronic Business Relationship Management).

EDI | Electronic Data Interchange

Transmissão de dados de negócio entre empresas, de computador a computador, em formato electrónico. O EDI também é visto como sendo composto somente de dados de negócio (sem mensagens em formato livre ou verbais) com formato padronizado, padrão este aprovado por organizações nacionais ou internacionais.

Email | Electronic Mail (Correio Eletrónico)

É a troca de mensagens produzidas, armazenadas e transmitidas por computadores através de redes locais, WANs, 
intranets
 ou internet, como meio de comunicação.

Email Marketing

Técnica de marketing desenvolvida através do uso do canal de email. A utilização massiva deste canal obriga a uma série de principios e regras legais e de conduta, sendo o principal objectivo a maximização da entregabilidade da mensagem associada à reputação online do emissor.

Email spam

Correio electrónico não desejado e intrusivo.
Emails enviados para internautas que não solicitaram as mensagens nem se registaram para as receberem. Porém, nem todos os Emails não solicitados, são spam. A maioria dos spams são gerados por serem enviados em massa para um grande número de endereços de Email. A taxa universal de Email spam encontra-se acima de 80% de todo o tráfego mundial de Emails. Estes valores irão descer na Europa com a aplicação do novo RGPD, e a tendência será para ser seguido no resto do mundo.

E-Marketplace | E-Markets

Intermediário que possui um website onde coloca em contacto vendedor e comprador, de modo a que estes façam negócio.

Endereço IP

É um número único atribuído a cada dispositivo ligado à internet (o seu PC ou telemóvel, por exemplo). O endereço IP pode ser dinâmico ou estático. Por exemplo, em email marketing, o endereço dinâmico muda de cada vez que uma campanha é enviada de um dado servidor enquanto o endereço estático permanece sempre o mesmo. Os estáticos são os mais recomendados, já que os endereços IP dinâmicos ficam muitas vezes presos em filtros de spam o que baixa a taxa de entrega dos emails que circulam nesses IPs.

EndoMarketing

Acções de marketing para o público interno de uma empresa.

E-Newsletter

Mensagem de email enviada para um conjunto de utilizadores previamente registados, com o fim de divulgar informações sobre a entidade emissora. Geralmente a E-Newsletter tem uma estrutura de conteúdos pré-definida e um caracter de emissão regular.

Engagement (Envolvimento)

No marketing teve grande projeção com o desenvolvimento das redes sociais e é uma ferramenta muito forte para o relacionamento entre as marcas e os seus seguidores (fãs) e clientes.

Entregabilidade

Em email marketing, refere-se ao vasto conjunto de técnicas usadas para garantir a entrega dos emails, no local certo e no mais curto espaço de tempo. 

EPG | Electronic Program Guide

É uma ferramenta/guia que facilita a decisão de escolher um programa para responder a determinada necessidade. Inclui sumários das funções dos programas, procura por assunto, acesso imediato ao programa seleccionado, reminders, entre outras utilidades.

ERP | Enterprise Resource Planning

ERP é o termo que descreve uma série de actividades de gestão empresarial suportadas por aplicações de IT. Estas são compostas de muitos módulos, incluindo planeamento de produto, compras, stocks, relacionamento com fornecedores, atendimento ao cliente e acompanhamento de pedidos. No seu uso corrente, o termo ERP engloba também módulos para as áreas financeiras e de recursos humanos. Normalmente um ERP utiliza ou é integrado numa base de dados e a implantação de um sistema de ERP envolve uma profunda análise do negócio da empresa, formação de funcionários e modificações ou criação de novos procedimentos.

Ethernet

Arquitectura de rede de local (LAN) desenvolvida pela Xerox em cooperação com a DEC e Intel em 1976. 

Extranet

Refere-se a uma intranet que permite o acesso parcial a utilizadores externos autorizados. Enquanto a Intranet reside atrás de um firewall e é acessível somente a pessoas que são membros de uma mesma empresa ou organização e estão conectadas à rede interna, uma extranet fornece vários níveis de acesso a utilizadores externos. Tem-se acesso a uma extranet mediante a utilização de um nome de utilizador e uma pass. A identificação do utilizador normalmente especifica quais as áreas da extranet visíveis. A utilização das extranet popularizou-se principalmente para troca de informações entre parceiros de negócios e, sobretudo, em sistemas de automação do canal de vendas.

F

Fibra Óptica

É um canal físico de distribuição de dados (como o cobre ou a linha telefónica), mas que usa raios de luz num cabo de sílica ou plástico para a transmissão de informação, ocupando muito menos espaço e tornando-a mais eficiente, rápida e com maior qualidade. 

Flat Files

Flat files são ficheiros que contêm registos sem relações estruturadas entre si. Por exemplo, alguns programas possibilitam que se exporte a informação num formato separado por vírgulas (CSV | Comma Separated Values). Este tipo de ficheiro não contém por si só informação acerca do seu conteúdo, pelo que exige conhecimentos adicionais para ser interpretado.

Floor Pricing

Estratégia de preços que consiste na manutenção de preços mínimos, procurando conquistar o grupo de consumidores com maior sensibilidade ao preço. Esta estratégia sugere um grande controlo sobre os custos e a manutenção de margens muito pequenas, embora eventualmente compensadas pelo acréscimo do volume de vendas.

Focus Group

Pesquisa qualitativa de carácter exploratório de um segmento do mercado, com vista à obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções etc. sobre determinado assunto, produto ou serviço.

Follow-Up

Termo muito utilizado para designar as actividades de acompanhamento das acções de marketing das empresas (em especial de campanhas de comunicação e promoção).

Fórum

Semelhantes aos newsgroups, estão organizados por temas podendo os utilizadores submeter as suas questões, opiniões, ou responder a mensagens de outros internautas. Tornou-se muito popular em determinadas atividades profissionais, nomeadamente as relacionadas com tecnologias de informação.

Franchising

Sistema de distribuição que assenta na colaboração entre empresas. Uma que concebeu um produto ou serviço e tem o know-how de exploração do mesmo e que cede através de um contrato; o franchisador. Outra; o franchisado, que, através de meios humanos e financeiros disponíveis procede à comercialização e manutenção da imagem de marca imposta pelo primeiro.

Freelancer

Trabalhador pontual, sem vínculo contratual a nenhuma empresa.

Freemium

Técnica de marketing que oferece uma versão básica de um produto ou serviço a custo zero. Geralmente estas empresas comercializam versões mais avançadas ou complexas a preços premium.

Frequency Cap

No termo original, Frequency Capping, é um termo usado em media online para restringir o número de vezes que um anúncio é mostrado (ou cliquado) ao visitante de determinado site ou rede social, num determinado período de tempo. O marketer pode optar por usar esta restrição a um anúncio, a um grupo de anúncios ou a uma campanha completa, podendo ainda alargar estas regras a toda a rede de media de um mesmo fornecedor.

Front Office

O termo Front Office engloba atividades comerciais ou de ligação a clientes e compreende o pessoal ou a estrutura no interior de uma empresa que faz a ponte com o mercado e os clientes em geral. Representa o interface, ou seja, desenvolve funções de interação como a pré-venda, apoio à venda ou o suporte a várias áreas.

Fullfilment

Processo de recolha, abertura de correspondência e leitura digital de informação em base de dados, originada pela resposta dos consumidores a ações de marketing relacional – cupões, questionários, formulários etc.

G

Gateway

Máquina cuja função é a distribuição e tradução de dados na rede. Faz a interligação entre vários pontos de rede (computadores pessoais/servidores) e está encarregue de encaminhar os dados para os pontos de rede correctos.

GETbizz

GETbizz é uma ferramenta inovadora de database marketing com canais de comunicação integrados. Está desenvolvida para dar flexibilidade e autonomia aos marketers para a gestão de campanhas e análise de marketing dos seus clientes/consumidores, quer na vertente B2C, quer B2B. Permite a automatização de campanhas e a medição do ROI em tempo real.

Google Ads

Pequenos anúncios de texto com links vendidos pelo Google.

Graymail

É um email que embora autorizado pelo destinatário (tem opt in), normalmente não é lido ou só o é passado um longo período de tempo, pelo que não deve ser considerado spam. O graymail é o responsável pelas elevadas taxas de não abertura dos Emails.

Gross Rating Point | GRP

Medida de audiência bruta acumulada de um anúncio.
Os GRPs são a medida mais usada na media (compra de espaço e tempo), tendo tido a sua origem em televisão.

Groupware

Tecnologia capaz de tornar mais produtivo o trabalho de equipa, apoiada quase sempre em aplicações de email, que incluem teleconferências, agendas de grupo, gestão de documentos, formulários electrónicos e partilha de informação.

GSM | Global System for Mobile Communications (Sistema Global para Comunicações Móveis)

A tecnologia usada na 2ª geração de redes móveis digitais e que precedeu a 3ª e a 4ª gerações deste tipo de protocolos móveis de comunicações.

H

Hand-sell

É a repetição, pelo menos 6 vezes, do nome do produto num anúncio, spot ou jingle.

Hard Bounce

Em email marketing, é a mensagem enviada para uma conta de email inválida, inexistente ou encerrada.

Hashtag

As hashtags são compostas por um cardinal seguido da palavra-chave do assunto em discussão. Ao serem usadas online, seja através de redes sociais ou motores de busca, as hashtags carregam um link para que os utilizadores tenham acesso a todas as conversas na web relacionadas com o tema em questão.

Heavy Users

Segmento dos melhores consumidores de uma marca. São muito fiéis e são os que consomem com mais frequência o produto ou serviço. Têm um enorme valor para qualquer empresa.

Higienização (List Hygiene)

Em email marketing, é o processo de manutenção das listas de contactos que consiste na remoção dos hard bounces e dos emails inativos ou abandonados.

Hit

Pedido de um ficheiro através de determinado servidor.

Holding

Sociedade que tem o seu capital formado pela maioria das ações de outras empresas.

Homepage

É a página principal (e de entrada) de um website. Geralmente contém a mensagem principal e um menu de opções e links para outros recursos dentro do site. É comum ter também um índice dinâmico de conteúdos. 

House Organ

Com origem no termo House Organization, é o termo para uma publicação interna ou jornal interno de uma empresa.

HTML | Hipertext Mark-up Language

É uma linguagem padronizada de definição de layout de documentos e links de hipertexto, independente de plataforma. HTML é um subconjunto do SGML (Standard Generalized Mark-up Language) e é usada para colocar documentos na web.

Hub

Os hubs estão em geral relacionados com os mercados B2B. São mercados online criados para sectores específicos. Os compradores e os vendedores visitam o hub para desenvolverem o seu negócio.

Hybrid Model

Combinação de um ou mais modelos. Usado em plataformas digitais para diferentes modos de pagamento.

I

IaaS | Infrastructure as a Service

Sigla que se refere à compra de infraestruturas de redes e servidores (relativos a datacenters) como um serviço. Só paga o que usa em cada momento, não tendo de gerir a complexidade deste tipo de recursos que são disponibilizados de forma isolada pelo tempo que necessita e pela dimensão que precisa. Ver também PaaS e SaaS.

Inativos

Clientes de uma marca, empresa ou serviço que não compram durante um período de tempo. Em email marketing, são os destinatários de emails que não reagiram – nem em aberturas,  nem em clicks – durante um determinado período de tempo.

Inbound

Ação de receção de pedidos. Originariamente, de chamadas telefónicas, geradas por comunicação de uma linha telefónica e executada por um call center. Hoje, o inbound está também associado a outros mecanismos de interação com o consumidor como chats, redes sociaissms ou emails.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma técnica de marketing para atrair novos clientes para produtos e serviços, gerando novas leads que depois são trabalhadas pelo serviço de apoio a clientes ou pelas áreas comerciais das empresas. Estas campanhas digitais podem ser implementadas via Marketing de conteúdo (Content Marketing), marketing de redes sociais e afiliados, otimização de mecanismos de busca (SEO) ou campanhas institucionais.

Incentivized Traffic

Visitantes que receberam alguma compensação por terem visitado um determinado website.

Interactive Agency

Agência que oferece uma mistura de serviços na internetweb design, online marketing, ou consultoria em e-business/e-commerce.

Internet

O vasto conjunto de redes ligado entre si que interligam diferentes tipos de computadores em todo o mundo. Todas elas usam os protocolos TCP/IP e evoluíram a partir da arpanet no fim da década de 60 e início da década de 70 do século XX.

Intranet

Termo usado para descrever a utilização da tecnologia da internet (rede e servidores) nas redes corporativas. Em alguns casos é chamada de “Internet atrás do firewall”.

IP | Internet Protocol (Protocolo de Internet)

IP especifica o formato de pacotes, também chamado de datagramas e esquema de endereços. A maioria das redes combinam IP com um protocolo mais elevado chamado protocolo de controle de transmissão (TCP), que estabelece uma conexão virtual entre um destino e uma fonte. IP por si mesmo é algo como o sistema postal. Permite endereçar um “envelope” e descarregá-lo no sistema, mas não há elo direto entre o emissor e o recetor. O TCP/IP, por outro lado, estabelece uma conexão entre os dois anfitriões de modo que se possa enviar mensagens durante um determinado período de tempo..

ISP | Internet Service Provider

Termo atribuído a uma entidade ou empresa, que fornece acessos à internet. Devidamente equipado, o cliente (consumidor ou empresa) pode ligar-se à Internet e navegar pela web , enviar e receber correio electrónico. Este serviço é prestado a particulares e a Empresas. Os ISPs estão ligados entre si por Pontos de Acesso de Rede (NAPs).

IVR

Tecnologia de integração de computador, telefone, servidor de bases de dados, fax e utilizador, mediante a qual este pode ligar e no mesmo instante ter a resposta para a sua dúvida, desde que esta esteja na base de dados. A mesma pode ser em conversação, via fax, email ou outra.

J

JavaScript

Linguagem desenvolvida pela Netscape que permite aos programadores web criar sites com mais interactividade. Embora partilhe muitas das características e estruturas da linguagem de Java, foi desenvolvida independentemente. O Javascript pode interagir com código de fonte HTML, permitindo aos programadores acrescentar conteúdos dinâmicos aos sites. O JavaScript é uma linguagem aberta que qualquer um pode usar sem comprar uma licença. 

Joint Venture

União ou associação de empresas que desejam unir sinergias para melhorarem o seu posicionamento no mercado, fazendo acções em conjunto.

JPEG

Formato de ficheiro de imagem.

K

Key Account

Em português, é a função, numa empresa do Gestor de Clientes.

Key Prospects

Dentro de um mercado é um grupo de compradores que possui o maior poder potencial de aquisição.

Key user

Designação inglesa para utilizador privilegiado de uma aplicação informática, o qual segue normalmente um mais completo plano de formação, passando a ter a responsabilidade de orientar os seus colegas, utilizadores indiferenciados.

KPI | Key Performance Indicator

É um tipo de indicador de medida de performance aplicado a vários projectos ou a áreas funcionais de uma empresa. No marketing aplica-se como medida de sucesso de campanhas e de processos.

L

Landing Page

Usa-se no marketing online.
É uma página web criada para captar leads e provocar visitas ao site principal. São geradas em resposta ao click em links sugeridos por resultados de SEO ou SEM ou por anúncios ou campanhas de inbound marketing. Muitas vezes faz parte de estratégias de social media e de campanhas de email marketing como forma de reforçar o investimento em publicidade online.

Lead

No marketing, uma lead é um contacto de um potencial cliente.
Este termo utiliza-se muito em campanhas de Marketing, principalmente nos canais digitais. A lead pode ser mais ou menos qualificada - ou seja, podem ser recolhidos pelo anunciante só dados de contacto, como o nome e o email, ou também dados demográficos, para um melhor ajustamento da oferta.

Learning Relationship

Relação entre um cliente individual e uma empresa em que, através de interacções regulares com o cliente, permite à empresa tornar-se cada vez mais consciente em relação às necessidades do cliente – dizes-me o que queres (o cliente contacta a empresa e diz-lhe o que pretende); eu produzo (a empresa produz segundo as especificações do cliente); da próxima vez eu lembro-me (no próximo contacto o cliente já não precisa de dar as especificações, pois a empresa já sabe e lembra-se).

Legacy System

Um sistema de computadores ou aplicativos desenvolvidos à medida mais antigos ou desactualizados, que continua a ser usado devido ao elevado custo de substituição. Geralmente estes sistemas oferecem pouca competitividade e compatibilidade com equivalentes modernos. Os legacy system frequentemente são grandes, monolíticos e difíceis de modificar. Reciclar um legacy system, em geral, exige também a reengenharia dos processos de negócio de uma empresa.

Lettershop

Sistema de finalização do processo de produção, que pode envolver o agrupamento de uma ou mais peças impressas, podendo incluir a personalização e a envelopagem, no caso de mailings.

Lifetime Value

Valor futuro do cliente para a empresa, calculado em função do seu perfil de compras até à data, da sua idade e do seu potencial de compra.

Light User

Consumidor de menor valor para a marca. Comprador eventual de determinado produto.

Link Popularity (Popularidade através de links)

Análise quantitativa e qualitativa de sites cujo tráfego é gerado por links externos (links colocados noutros sitesblogs etc).

Link Text

Texto usado para denominar o hiperlink.

Loja Pop Up

Loja temporária.
Geralmente as lojas pop-ups são criadas para darem rápida visibilidade a uma marca ou a um projecto.

Loyalty Effect

Trata-se de reter os clientes e mantê-los leais a uma empresa, produto ou serviço, seguindo o princípio de que é menos dispendioso e mais eficaz conservá-los do que tentar captar novos, de raiz.

M

Marketing Concept (Conceito de Marketing)

Abordagem de gestão empresarial das Organizações que assenta na identificação e satisfação das necessidades, preferências e exigências dos clientes-alvo como forma de alcançar melhores resultados da acção comercial/Marketing no mercado.

Marketing de intromissão

Também designado por Marketing de Interrupção.
Acontece sempre que a publicidade e a promoção comercial são apresentadas ao cliente sem que este as tenha solicitado ou tenha dado autorização para as receber.  

Marketing de influência

É uma estratégia de marketing muito antiga que ganhou uma enorme força com a expansão da internet e das redes sociais. Desde sempre que a “recomendação” feita por alguém com credibilidade e notoriedade, tem um grande impacto. No marketing esta técnica começou a ser usada com “Embaixadores da marca” que eram, geralmente, celebridades, mais ou menos ligadas ao sector em causa. Na economia digital houve uma transferência das celebridades para outro tipo de influenciadores: bloggers, jornalistas, especialistas de nichos de mercado com grandes audiências (seguidores), numa cadeia que chega até aos próprios consumidores, em que estes participam, partilham e avaliam serviços e produtos das marcas que consomem. E a ninguém é indiferente a opinião de alguém com quem se tem alguma afinidade. Inclue-se no Marketing de influência o Member get Member.
Hoje, o poder dos influenciadores tem um enorme impacto nas vendas de qualquer empresa. 

Marketing de guerrilha

Técnica de marketing não convencional, cujo foco é "dar que falar" pelo inusitado, tentando produzir assim o máximo de resultados e de visibilidade, utilizando o mínimo de recursos possível.

Marketing de permissão (Permission Marketing)

Implica a autorização prévia do cliente para o envio de mensagens e correspondência publicitária.

Marketing Management (Gestão de Marketing)

Processo de análise, planeamento, implementação e controlo de estratégias, técnicas e programas conducentes a criar e manter relações de troca/transacção com grupos de clientes-alvo para conseguir atingir os objectivos da organização no mercado.

Marketing one to one

Modelo de Marketing que baseia a sua estratégia no conhecimento e relacionamento entre a Empresa e os seus Clientes, com vista à construção de relações duradouras no tempo e tendo como principal objectivo a fidelização de clientes. Os seus principais impulsionadores foram Don Peppers e Martha Rogers.

Marketing relacional

Estratégia de marketing na vertente da construção de relacionamentos entre a Empresa, Marca(s) e/ou Produto(s) e os seus Clientes. Tem subjacente um programa de Comunicação continuado, que prevê interacções com o grupo-alvo, por forma a gerar informação sobre atitudes de consumo pertinentes para o(s) produto(s) em questão. Esta informação, trabalhada a partir de sistemas de informação evoluídos, será convertida em conhecimento e goodwill para a marca, com vista à customização de produtos e serviços e à personalização da comunicação a gerar para os vários segmentos de clientes. As Acções de marketing relacional têm a capacidade de poderem ser medidas em termos de retorno do investimento (ROI) envolvido nas respectivas campanhas.

Marketing viral

Os destinatários encarregam-se de transmitir a sua mensagem a outras pessoas às quais ela pode interessar.
O peso do marketing viral cresceu na mesma relação do aumento do consumo das redes sociais, já que estas propagam rapidamente as mensagens, dando aos consumidores um poder muito grande face às marcas.

Media

Área especializada da publicidade para a compra de espaço e tempo nos meios de comunicação social, nos vários canais.

Member get Member | MgM

Técnica de marketing que consiste na captação de clientes através dos atuais clientes da empresa ou dos seus fãs. Estes são geralmente compensados pelo esforço da prescrição da marca ou do produto/serviço junto de amigos ou outras pessoas das suas relações particulares. O MgM (abreviatura de member get member) também é designado como marketing face a face e é assumidamente um modelo que compensa os prescritores. Pode ser considerado um tipo de marketing de influência.

Mensagens Personalizadas

São mensagens cuja forma de tratamento e/ou conteúdo é adaptado ao seu destinatário.

Merchandising

Técnicas de optimização da apresentação dos produtos ou serviços no ponto de venda.

Microsite

Conteúdo especializado que pode fazer parte, ou não, de um website. Geralmente é criado para campanhas de marketing pontuais ou para conteúdos específicos.

Mid-Roll

Formato de publicidade online que geralmente é um excerto de um spot de TV e é colocado junto de um video. Diz-se Mid-Roll quando é colocado durante o video.

MIME | Multipurpose Internet Mail Extensions

É uma especificação para formatar mensagens de não-ASCII de modo a poderem ser enviadas na internet. Actualmente a maioria dos software de email usam o suporte MIME, que permite enviar e receber imagens, video e audio. Existem vários modelos de MIME pré-definidos, como imagens GIF e ficheiros PostScript. Também é possível definir tipos próprios de MIME - isto permite aos browsers exibir ficheiros que não estão em formato HTML.

Mobile Marketing

Técnicas de utilização e exploração de canais de comunicação móveis como o telemóvel ou os tablets através de sms, mms, uso da bidirecionalidade nas sms, das apps, etc.

Multimedia

Apresentação de texto, gráficos, vídeo, animação e som num meio integrado.

N

Native Advertising

É um tipo de publicidade online que procura captar a atenção do utilizador baseando-se na sua experiência de navegação. O objectivo desta abordagem publicitária é apresentar sugestões contextualizadas de modo a que o utilizador tenha mais interesse em gostar e/ou clicar.

Network

Em gestão: um grupo de empresas distintas ligadas por um objecto comum - ou de actividade, ou de posicionamento ou de capital.

Em informática: um grupo de dois ou mais sistemas ou computadores, ligados entre si (em rede). Há muitos tipos de redes, incluindo: LANs, WANs, CANs, MANs e HANs. 

Newsgroups

Termo usado também para os grupos de discussão, com muita popularidade no início da internet. Os utilizadores participavam nos newsgroups submetendo e respondendo a mensagens enviadas por outros internautas. Hoje este conceito está obsoleto pois em termos práticos, as redes sociais absorveram esta função. 

Notificações Push

Nome dado às mensagens enviadas para o telemóvel de um subscritor de uma determinada app. As notificações push são apresentadas no ecrã do dispositivo móvel sempre que este tenha ativa alguma ligação de dados, tendo um custo para o seu emissor, muito inferior às SMS.

NFC | Near Field Communication

O NFC é uma extensão (ou subcategoria) do RFID (Radio frequency identification).
É um método de comunicação que usa ondas de rádio e se tornou muito popular com o desenvolvimento dos canais digitais e dos dispositivos móveis, a par de outros sistemas como os códigos de barra ou os QR Codes. É de aplicação em curtas distâncias e tipicamente usado para fazer pagamentos ou em downloads de publicidade.

O

OLAP | Online Analytical Processing

A tecnologia que permite ao utilizador extrair e visualizar informações de uma base de dados de forma selectiva e simples, sob diferentes pontos de vista. Uma aplicação baseada em OLAP tem a capacidade de responder rapidamente às solicitações de informação, diferente de aplicações tradicionais baseadas em bases de dados. Outra característica típica é que essas informações são normalmente extraídas de um grande volume de dados armazenados.

One Shot Email

Também designado por mailshot, é um envio único de uma campanha de email do marketer para o cliente. Geralmente usado para promoções de produtos e/ou serviços.

Operador de Telemarketing

Também conhecido como operador, representante ou agente de atendimento. É o responsável pelo atendimento das chamadas que chegam a um call center (inbound) ou pela realização de chamadas, como em campanhas de outbound.

OPEX | Operational Expenditure

Designação inglesa para custos de exploração.

Opt In

Processo em que é pedido ao cliente que aceite receber publicidade sobre determinado assunto. Em email marketing, é a autorização explícita para receber emails.

Opt Out

Processo em que é dada a opção ao cliente de não receber mais publicidade.

Outbound

Acção de geração de comunicações para o exterior - Clientes, Prospectos etc - com o objectivo de vender, actualizar/qualificar a base de dados ou prestar um serviço pós-venda. O Outbound pode ser usado em campanhas de Marketing através de telefone, email, chat ou app's.

Outdoor

Painel de exterior (rua) para afixação de publicidade.

Over-the-top Content | OTT

Over-the-top Content refere-se à distribuição de serviços audiovisuais através da internet (como vídeos, áudios ou televisão), sem necessidade de uma assinatura paga a um operador de TV (Exemplos: Netflix, Hulu, Amazon Prime Vid etc).

P

PaaS | Platform as a Service

Sigla que se refere à compra de ferramentas de programação, de gestão de bases de dados ou de negócio como um serviço. De âmbito mais restrito do que o SaaS, as PaaS começam a ganhar cada vez mais força junto dos programadores e nos novos sistemas e modelos tecnológicos.  Ver também IaaS.

Pageview

O mesmo que visualização. É uma das medidas básicas da publicidade online. 

Paralelo

Processamento em dois sistemas informáticos distintos da mesma informação, por forma a poder comparar os resultados de ambos. Pode ser uma boa opção de teste de um novo sistema informático, embora, dependendo do volume de dados a tratar, possa ter custos muito elevados.

Pass-along Rate

Indicador do efeito multiplicador de uma mensagem (post nas redes sociaisemailsitemicrosite, ou ficheiros multimedia: videos, p.ex.). É uma medida de marketing word of mouth.

Paywall

Uma paywall é um sistema que impede que os utilizadores da internet acedam a conteúdo de websites (normalmente a conteúdo de notícias e publicações científicas) sem uma assinatura paga. Existem dois tipos de Paywall: "hard paywall", que permite o mínimo ou nenhum acesso ao conteúdo, sem assinatura; e "soft paywall", que permite o acesso a conteúdo gratuito seleccionado e/ou a um número limitado de artigos por mês.
Para compensar a quebra na venda de jornais impressos e nas receitas de publicidade, os jornais têm vindo a implementar Paywalls nos seus sites, de modo a aumentar as suas receitas.

Personalização da Comunicação

A capacidade de distinguir a comunicação entre consumidores, de acordo com características diferenciadoras constantes da base de dados de marketing onde constem e por si próprios transmitidas, na base do marketing de permissão (i.e., dando à empresa a sua anuência para o fazer de forma explícita). A personalização cria comunicação diferenciada pois permite distinguir os indivíduos, dando-lhes a sensação de estarem a ser tratados de forma única e exclusiva.

PHP

1 - Personal Homepage
2 - Hypertext Preprocessor é uma linguagem de programação gratuita e orientada ao desenvolvimento de sites. Concorrente direto da tecnologia ASP pertencente à Microsoft, o PHP é utilizado em aplicações como o MediaWiki, Facebook, Drupal, Joomla, WordPress, Magento e o Oscommerce. 

Plug-In

É um módulo de software ou hardware que adiciona uma característica específica ou serviço a um sistema maior. A ideia é que o novo componente seja adicionado de forma simples ao sistema existente. Por exemplo, existe um vasto número de plug-ins para browsers que permitem exibir diferentes tipos de áudio ou vídeo ou para sistemas que agreguem muitas e diferentes funções como p.ex. sistemas de e-commerce.

Ponto-com | .com (dot com)

No início da internet, era a extensão de domínios das empresas cuja base de negócio assentava na web e que recorriam à tecnologia digital como principal plataforma de comunicação e interacção com os seus Clientes e Prospectos. Hoje o .com é uma extenção muito utilizada no marketing para campanhas ou projectos limitados no tempo, dado o seu baixo custo e a forma fácil como é comercializado. 

Pop-up

Um dos formatos de suporte de navegação online.

Portal

É uma porta de entrada na internet. Muitos dos portais evoluíram a partir de motores de busca. O que os transforma em portais é o facto de fornecerem outros serviços para além da busca. São agregadores de notícias, jogos, informação geográfica, compras, para além de serem uma boa rampa para saltar para outros websites, através dos directórios que disponibilizam e da publicidade que colocam. Muitos portais foram criados para agregar diferentes conteúdos pertencentes a um mesmo grupo económico ou a um mesmo meio de comunicação.

Portal de Empresa

A Internet da segunda geração. O objectivo do portal da empresa é disponibilizar, a todos os funcionários, informação útil e que permita a comunicação através de um único interface. O portal de empresa permite acesso a documentos internos, data warehouse, groupware, email, para além da web.

Post-Roll

Formato de publicidade online que geralmente é um excerto de um spot de TV e é colocado junto de um video. Diz-se Post-Roll quando é colocado no final do video.

PostScript

Desenvolvido pela Adobe Systems. O post-script é principalmente uma linguagem para imprimir documentos em impressoras laser, mas podem ser adaptados para produzir imagens em outros tipos de periféricos.

Pre-Roll

Formato de publicidade online que geralmente é um excerto de um spot de TV e é colocado junto de um video. Diz-se Pre-Roll quando é colocado antes do video.

Princípio de Pareto

Vilfredo Pareto, economista e sociólogo do século XIX. O Princípio de Pareto também é conhecido como a "regra do 80:20" - 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos seus clientes. O estudo de Pareto ainda hoje permanece atual na generalidade dos negócios pois são geralmente uma fatia curta de clientes que geram a maior parte da rentabilidade da empresa. Em termos práticos, no entanto, talvez 90% da receita venha de 10% dos clientes, ou 70% venha de 30% dos clientes, mas a ideia é que se as empresas concentrarem os seus esforços nos clientes mais rentáveis, obterão maior rentabilidade.

Product Placement (Soft Sponsorship)

Patrocínio à produção de um determinado conteúdo audiovisual (televisão, cinema, etc.) mediante a apresentação de marcas de produtos que são “colocados” em cena.

Programa de afiliados

Programas criados por entidades que se dedicam a este canal especifico de marketing com o objectivo de captarem leads qualificadas. Basicamente consiste na criação de uma parceria entre o promotor do programa de afiliados e diversos sitesblogs ou outros formatos web com vista à referenciação de internautas, visitantes dessas páginas, e que são encaminhados através de links, de banners ou outros formatos publicitários para sites que pretendem captar esse perfil de clientes. Esta referenciação fica identificada e é-lhe atribuído um valor, consoante o acordo efectuado entre o detentor do programa de afiliados e o seu afiliado – poderá ser por CPC, por CPM ou por CPA.

Prospects

Clientes em fase de conquista. Revelaram, de algum maneira, algum interesse em comprar, mas não é certo que o façam. Constituem uma oportunidade de certo modo valiosa em que vale a pena investir, com moderação.

Provedor (Do sueco Ombudsman: Representante do povo)

É um profissional contratado por uma empresa, instituição ou orgão estatal com a função de receber e compilar as críticas, sugestões e reclamações dos utilizadores do respectivo produto ou serviço e deve agir de forma imparcial nos conflitos entre as partes, assumindo um papel de mediador e conciliador.

Publicidade Programática | Media Automatizada

Refere-se à compra de anúncios digitais em fornecedores e agregadores de media online (publishers) numa combinação de tecnologia e processos que permite segmentar de forma mais precisa (através de indicadores vários de perfil, como género, idade, localizaç etc.) o público-alvo de uma campanha.

Push-Pull Strategy

Estratégias de marketing usadas em públicos diferentes:
Push: privilegia o contacto e as acções diretas com os retalhistas, com o objectivo de “pressionar” o aumento da procura para impulsionar as vendas ao cliente final.
Pull: estratégia com vista a encorajar o consumidor a procurar a marca/produto através de promoções e publicidade.

Q

Qualificação da Base de Dados

Em database marketing, técnica de dar qualidade aos dados através de vários processos e algoritmos de limpeza, normalização e desduplicação de dados repetidos.

Quota de Cliente (Share of wallet) 

Em contraste à quota de mercado, a quota de cliente refere-se ao negócio gerado por um cliente ou um grupo de clientes face ao seu potencial. Razão entre o valor real de um cliente e o valor potencial. 

Quota de Mercado

As vendas de uma empresa, expressas como uma percentagem do total de vendas do ramo de negócio, no mercado onde a empresa actua.

R

ReMarketing

Também denominada Retargeting é uma forma de publicidade online que se caracteriza pela oferta de anúncios em função da navegação anterior feita pelo internauta.

RGPD | Regulamento Geral de Proteção de Dados

É a sigla do Regulamento Geral de Proteção de Dados que é a lei de proteção de dados pessoais que se encontra em vigor na União Europeia e que é o resultado do esforço conjunto dos Estados Membros de liderarem os padrões da privacidade e da segurança dos cidadãos euopeus numa economia cada vez mais digital e sem fronteiras.
Em vigor desde 2016, este Regulamento protege os cidadãos e os profissionais das empresas na medida em que só com a explicita autorização prévia é que as empresas lhes podem dirigir comunicação, evitando assim publicidade não solicitada. O ónus da prova recai sobre as entidades, pelo que, para a observância dos requisitos deste regulamento as empresas têm de mantêr processos e procedimentos de segurança que legitimidem o tratamento dos dados pessoais feitos que têm à sua guarda. 

Retorno do Investimento na Cumplicidade | RIC

Termo adotado pela One to One para designar um conjunto de métricas que permitem avaliar a eficácia do investimento de marketing traduzido no aumento da cumplicidade com os seus clientes. O RIC é medido através da análise de diversos tipos de interação, dependendo dos objetivos e da estratégia implementada, como por exemplo: vendas, participação em ações e campanhas, respostas a inquéritos, utilização de serviços, Member get Member, colaboração/conteúdos ganhos, entre outros.

Redes Sociais (Social Media)

Processo de criação e construção de comunidades virtuais e das relações online entre os seus membros.

Redes Sociais Horizontais

Estas redes caracterizam-se por estarem focadas em interligar pessoas que partilham os seus gostos, opiniões e situações do dia-a-dia. Estes updates de estado sobre os mais diversos assuntos são partilhados por toda a rede de amigo/conexões. O melhor exemplo de uma rede social horizontal é o Facebook.

Redes Sociais Verticais

Estas redes caracterizam-se por estarem focadas num determinado nicho de mercado, em que existe a conexão de pessoas e partilha de conteúdo centrado num único assunto. Um bom exemplo de uma rede social vertical é o Trip Advisor, onde os utilizadores descrevem e comentam experiências de viagens.

Reputação

Em email marketing, a reputação do remetente é composta de um misto de domínio e de IP e é desenvolvida por uma variedade de métricas ao longo da história de Email Marketing desta conta.

Responsabilidade Social

É um conceito, segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente menos poluído. A gestão das empresas passa a ser norteada por objectivos que conciliam os interesses dos accionistas com os interesses da sociedade, da comunidade local, dos seus colaboradores, clientes e parceiros de negócio. Muitas vezes, a Responsabilidade Social tem sido utilizada por empresas com menos escrúpulos como argumento de comunicação e não como uma genuína estratégia da filosofia da empresa.

Retorno do Investimento | ROI (Return on Investment)

Termo que descreve o cálculo do retorno financeiro num projecto ou iniciativa de negócios que envolva custos. O ROI pode ser medido em termos de um período para a recuperação do investimento, como uma percentagem de retorno numa despesa ou como o valor actualizado líquido descontado dos fluxos de um investimento. No marketing é geralmente aplicado ao retorno em vendas de campanhas.

RF

Frequência de Rádio, qualquer frequência dentro do espectro electromagnético associado com a propagação da onda de rádio. Quando uma corrente de RF é fornecida a uma antena, criação de um campo electromagnético, então é capaz de se propagar no espaço. Muitas das tecnologias wireless são baseadas em propagações de campo de Frequências Rádio. Estas frequências fazem parte do espectro de radiação.

RFID | Radio Frequency Identification (Identificação de Frequência de Rádio)

É uma tecnologia semelhante, na teoria, à identificação por código de barras. Um sistema de RFID consiste numa antena e num transmissor, que lê a frequência de rádio e transfere a informação para um aparelho de processamento, e para um tag, ou etiqueta, que é um circuito integrado contendo os circuitos de RF e informação a ser transmitida. Os sistemas de RFID podem ser usados em qualquer lugar, de etiquetas a mísseis, a coleiras de animais e mesmo em comida. A etiqueta pode carregar informação tão simples como instruções de como montar um automóvel. Uma das diferenças chave entre RFID e a tecnologia de código de barras é que o RFID elimina a necessidade de um leitor de código.

Ruby on Rails

É um open source web framework que corre em Ruby, uma linguagem de programação livre.

S

SaaS | Software as a Service

Sigla que se refere à compra de software como um serviço. Permite aos utilizadores de internet ligarem-se e utilizarem aplicações, geralmente baseadas em cloud, pagando só pelo uso que fazem.
Muito difundido no mercado de empresas e de outras organizações é uma tendência de mercado para o consumo de complexas aplicações de forma rápida e a preços mais reduzidos.

SCommerce

O termo vem da expressão Social Commerce e consiste numa forma específica de loja online, que encontra nas redes sociais o seu suporte comercial principal.

Scrollytelling

Nova tendência da indústria jornalística, impulsionada pela revolução tecnológica, que consiste na apresentação do conteúdo através do scroll.

SEA | Search Engine Advertising

É um ramo da publicidade online que juntamente com o SEO (Search Engine Optimization) formam o SEM (Search Engine Marketing). O SEA refere-se à compra de espaço (em texto e/ou imagens) em motores de busca ou em outros websites.

Search Engine (Motor de busca)

Um programa que indexa documentos e em seguida selecciona os mais relevantes para a pesquisa dos utilizadores.

SEO | Search Engine Optimization

Processo de optimização orgânica de um site para uma melhor identificação nos motores de busca.

Segmentação

Agrupamentos de clientes, parcelas, segmentos ou sub-listas com determinadas características e atributos comuns.

SEM | Search Engine Marketing

Técnica de digital marketing que consiste na optimização e na promoção de sites para o incremento da sua visibilidade nos motores de busca.

Sender (Remetente)

Termo genérico para qualquer entidade que envia comunicação através de canais diretos: emailsms ou push.

Sender ID

O Sender ID autentica os remetentes de email e bloqueia falsificações de Email e endereços falsos.

SET | Secure Electronic Transaction

A Mastercard, a Visa e outros fornecedores de serviços financeiros desenvolveram um método simples em que consumidores e vendedores utilizam a mesma tecnologia para conduzir transacções na internet de forma segura e simples. Este método permite que clientes realizem compras e paguem com o seu cartão de crédito, sem que o vendedor tenha acesso aos dados do cartão.

SFA | Sales Force Automation

É o software para automação da força de vendas que inclui: gestão de contactos, previsão de vendas, gestão de vendas e vendas em grupo. O SFA está-se a tornar parte integrante das soluções de CRM.

SISOMO

O termo SISOMO refere-se à combinação entre "SIght, SOund and MOtion" que veio invadir os ecrãs da revolução digital e transformar o marketing, o entretenimento e a tecnologia de todo o mundo.

Smartphone

"Telefone inteligente", é um dispositivo móvel com funcionalidades avançadas e cujas principais características são o acesso à internet através de rede de dados e a sincronização de dados com um computador pessoal.

SMS | Short Message Service

É um serviço para enviar mensagens curtas de texto para e entre telemóveis.

SMTP | Simples Mail Transfer Protocol

É o principal protocolo utilizado para enviar emails através de redes IP.

Social Media Marketing

Processo de marketing que consiste em gerar tráfego no site da marca/empresa e atrair a atenção dos consumidores nas redes sociais com o objectivo de fomentar a partilha de conteúdos.

Soft Bounce

Email ativo mas que foi devolvido antes de ser entregue. Muitas vezes o problema é temporário.

SPF | Sender Policy Framework

É um protocolo usado para eliminar emails falsos sendo o registo SPF colocado no DNS do remetente, o que faz com que o servidor do receptor verifique esta autenticação, antes de permitir a entrada do Email.

Splash Page

Página web de uma marca que aparece antes de uma homepage de um website.

SSL | Secure Sockets Layer

Protocolo desenvolvido pela Netscape para transmitir documentos privados via internet. O SSL funciona usando uma chave secreta para encriptar os dados e que são transmitidos na ligação SSL. Muitos sites usam este protocolo para obter informação confidencial do cibernauta, tal como números de cartão de crédito. Por convenção, URLs que exigem uma conexão de SSL começam com https: em vez de http.

Staging

Termo usado para o sistema de desenvolvimento de uma aplicação ou um site, antes de ser lançado em produção.

Storytelling

Tendência de marketing usada para criar uma ligação mais forte com os clientes ao invocar uma resposta emotiva através do uso de uma história ligada à marca ou produto.

Subscribe

O processo de adesão a uma lista ou a uma base de dados, por meio de um comando de email, através do preenchimento de um formulário online ou offline.

SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas no planeamento estratégico dos negócios. O termo SWOT representa as iniciais das palavras inglesas Strenghts (Forças - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Weaknesses (Fraquezas - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Opportunities (Oportunidades - Aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa) e Threats (Ameaças - Aspectos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa). O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências mais importantes que se verificam na envolvente global da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado específico, da conjuntura económica e ainda das imposições legais.

T

Taxa de Abertura (Open Rate)

É a relação, em percentagem, entre o número de emails únicos abertos e o total de envios. Esta taxa não é contudo totalmente fidedigna, na medida em que não são consideradas as aberturas de Emails de texto (pois a referenciação está dependente da transferência das imagens), a visualização do Email sem o abrir ou ainda, os Emails que não foram entregues. A taxa de abertura é considerada uma métrica fundamental em email marketing.

TCP | Transmission Control Protocol

TCP é um dos principais protocolos das redes de TCP/IP. Permite que duas entidades estabeleçam uma ligação de troca de dados, garantindo a sua entrega pela mesma ordem em que foram enviados.

TCP/IP | Transmission Control Protocol/Internet Protocol

Um conjunto de protocolos que permite partilhar aplicações entre computadores heterogéneos (pessoais, servidores e estações de trabalho) numa rede de comunicações. Devido à padronização dos protocolos em todas as camadas (incluindo os que fornecem emulação de terminal e transferência de arquivos), diversos dispositivos TCP/IP podem comunicar e cooperar numa mesma rede física.

TI | Tecnologia da Informação (IT | Information Technology)

É o termo que engloba toda a tecnologia utilizada para desenvolver, criar, armazenar, trocar e usar informação nos seus diversos formatos (dados corporativos, audio, imagens, vídeo, apresentações multimédia e outros meios). É um termo  que tende a incluir a tecnologia de computadores e telecomunicações, na mesma palavra, levando à convergência destas duas funções.

Televendas

Aplicação do call center que é utilizada para realizar vendas e acompanhamento de vendas por telefone. Técnica com grande impacto quando comunicada em televisão. Pode acontecer de forma ativa (outbound), onde os operadores do Call Center efetuam ligações para potenciais clientes, muitas vezes de forma automatizada através do recursos a CTI (Computer Telephony Integration) ou de forma passiva (inbound), onde os operadores aguardam as ligações dos clientes.

Tempo Real (Real Time) 

Refere-se ao nível máximo de prontidão relativa à transmissão, processamento e/ou uso de informações. Uma empresa que recolhe e usa dados dos clientes em tempo real pode gerar relações com clientes individuais com muito mais eficiência.

Teste Beta

O teste de uma versão de pré-lançamento (e potencialmente pouco fiável) de um produto, iniciativa de negócios ou software, disponível para utilizadores seleccionados. Enquanto um teste alfa envolve testes internos, um teste beta refere-se a testes externos.

U

Unsubscribe

Pedido de remoção de uma lista de email marketing. Dada a obrigatoriedade legal desta funcionalidade, o unsubscribe é um texto que pode estar no cabeçalho ou na rodapé dos emails, mas tem de estar bem visível e gerar um automatismo de pedido de remoção da respetiva lista.

Up-Selling

Vender actualizações, complementos, aperfeiçoamentos ou adicionais de um determinado produto ou serviço.

URL | Uniform Resource Locator

Uniform Resource Locator, o endereço global de documentos e outros recursos na World Wide Web. A primeira parte do endereço indica que protocolo usar e a segunda parte específica o caminho para o recurso, através da utilização de endereços IP ou domínios.

V

Valor do Cliente (Customer Valuation)

O valor de um cliente para uma empresa pode ser composto por duas variáveis: o Valor Real, ou Valor Vitalício actual de um cliente e o Valor Estratégico, valor potencial do cliente.

VLOG

É um blog de video.

VPN | Virtual Private Network

É uma ligação que é estabelecida entre uma rede privada e um computador que está ligado à internet. Ou seja, permite que este computador simule estar dentro dessa rede privada, usando mecanismos de cifra para garantir a mesma segurança como se estivesse ligado fisicamente a essa rede.

W

WAP

1 - Wireless Access Point (ponto de acesso a rede wireless) - dispositivo que fornece rede wireless a outros dispositivos
2 - Wireless Application Protocol , é uma especificação segura que permite aos utilizadores de aparelhos móveis (telemóveis, pda etc.) aceder a informação no momento.

Web Design

Misto de trabalho gráfico e técnico de selecção e coordenação dos componentes disponíveis para criar o layout e a estrutura de um website.

Web Site Traffic

Quantidade de visitas que um website recebe.

Website

Um conjunto de páginas da Web interligadas segundo uma estrutura organizada. A maioria dos Websites contém uma página inicial ou homepage a que o utilizador acede quando visita o site.

Whitelist

Uma lista de contactos opt in.

Wi-Fi | Wireless Fidelity

É a tecnologia usada para modularização de dados informáticos através de ondas de rádio, popularizada no acesso à internet sem fios.

WOM | Word of Mouth

Técnica de marketing também designada por passa-palavra. Consiste na passagem de informação pessoa-a-pessoa e teve a sua grande expansão com o desenvolvimento da web, nomeadamente das redes sociais.

WWW | World Wide Web

Sistema baseado em elementos gráficos e texto para publicação de informações pela internet: a rede global de computadores interligados, desenvolvida originalmente pelo Departamento de Defesa dos EUA. A maior parte dos documentos da Web (ou páginas da Web) é criada em HTML, um sistema de codificação relativamente simples. Os utilizadores de computadores navegam pela Web clicando em hiperlinks, para fazerem a carga de outras páginas da Web no monitor do seu computador.

X

XML | Extensible Markup Language

Subconjunto do SGML, o XML é uma metalinguagem que contém uma série de regras para construção de outras linguagens que permitem a troca de informações. 

Y

Yield management

Designação inglesa para o conjunto de processos de maximização da receita de vendas de uma capacidade, através da pesquisa do cliente disposto a pagar o melhor preço pelo mesmo produto. Há muitos anos usada nos transportes aéreos, começa agora também a ser um tema recorrente na venda de publicidade (televisão, radio, imprensa), sobretudo no tocante aos melhores espaços (primeiros anúncios dentro de um intervalo, páginas precisas num jornal, etc.).

Z

ZBB | Zero Base Budget

Designação inglesa para traduzir o orçamento construído sem aplicação directa de coeficientes sobre valores históricos.

Zimbra

É um software de colaboração empresarial, assente no modelo "cliente e servidor". Disponibiliza um interface de comunicação entre utilizadores, por email ou chat, assim como uma cloud privada para partilha de ficheiros com gestão de acessos e colaboração entre os utilizadores.
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